Campanha recolhe lixo eletrônico neste sábado

RIBEIRÃO DO PINHAL, quinta, 19 de julho de 2018
Campanha recolhe lixo eletrônico neste sábado

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promove neste sábado (24) a 2ª Campanha do Lixo Eletrônico, na praça Erasmo Cordeiro, das 9h às 16h.

A ação tem objetivo de incentivar a população a separar os itens eletrônicos que não funcionam ou foram substituídos por itens mais modernos e ficam ocupando espaço em armários e gavetas, para serem descartados de forma correta.

 A ONG E-lixo é uma cooperativa de reciclagem de lixo eletrônico de Londrina que possui as licenças ambientais para atuar no mercado e preparada para separar as peças e dar a destinação correta. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Junior (Tuco), o serviço será gratuito. ?Basta as pessoas levarem os equipamentos até a praça Erasmo Cordeiro que estaremos recolhendo. Quem tiver dificuldades em transportar os materiais, basta avisar a equipe que estará de plantão na praça para ir buscar?, explica o secretário.

A população, comerciantes e entidades podem encaminhar para campanha equipamentos como: aparelhos de DVD, Fax, aparelho de som, controles, aquecedores, ar condicionado, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, CD-Rom, celulares, centrais telefônicas, chapinhas, computadores, placa mãe, conectores, copiadores, CPU, disco rígido / HD, estabilizadores, eletrodomésticos, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, monitor CTR e LCD, mouse, nobreaks, notebooks e pendrives. Pilhas comuns, lâmpadas e tubos de TV não serão aceitos na coleta.

O Brasil consome por ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 120 milhões de eletroeletrônicos por ano. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio ? substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo. Por isso, é importante a conscientização da população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico. ?O ano passado, na primeira campanha foi arrecadado 800 quilos de equipamentos eletrônicos e nesse ano nossa equipe está intensificando a divulgação para que mais pessoas possam saber da campanha e ter a chance de participar?, ressalta o prefeito Wagner Martins.

--------

Assessoria de comunicação

(20/03/2018)


DADOS DA PREFEITURA
76.968.064/0001-42
MUNICIPIO DE RIBEIRAO DO PINHAL
ENDEREÇO
Endereço: Rua Paraná, 983 - Centro- RIBEIRÃO DO PINHAL/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde:13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
administracao@ribeiraodopinhal.pr.gov.br
(43)3551-8300