Combate à corrupção é tema de palestra para alunos do Ensino Fundamental

RIBEIRÃO DO PINHAL, segunda, 20 de agosto de 2018
Combate à corrupção é tema de palestra para alunos do Ensino Fundamental

Cerca de 300 alunos, do 7º, 8º e 9º anos, da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, Colégio Estadual Hermínia Lupion e Colégio Univérsitas participaram, nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural, da palestra "O Ministério Público e o combate a corrupção", ministrada pela promotora e coordenadora do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), Dra. Kele Cristiani Diogo Bahena.

O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura teve o objetivo de mostrar para os alunos a importância do exercício da cidadania com atitudes do dia a dia.

O prefeito Wagner Martins falou da importância de levar esse assunto para o ambiente escolar, e formar cidadãos mais conscientes, diante do atual cenário nacional. "Queremos que nossos jovens tenham conhecimento para saber quais atitudes são consideradas condutas ilícitas e compreender que ser ético sempre vale à pena".

Na ocasião Dra. Kele explanou sobre a origem da corrupção e como a ela acontece nos pequenos atos, chegando a ser relacionado a uma questão cultural do país. A promotora citou até mesmo passagens bíblicas, como da maça que corrompeu Adão e Eva, que também podem ser considerados atos de corrupção. Esse e outros fatos históricos refletem até hoje. "A corrupção não é algo novo e nem o Brasil é o país mais corrupto do mundo, toda a vida em sociedade tem um pouco desse problema. A questão está na forma como cada uma trata o assunto e como é feita a fiscalização e a punição", ressaltou.

A promotora citou vários exemplos de atitude de corrupção ligadas a realidade dos alunos e também falou sobre o trabalho no Gepatria para fiscalizar e investigar as denúncias sobre atos irregulares nos municípios da região. Para finalizar respondeu às perguntas dos alunos.

Também prestigiaram o evento a secretária Municipal de Educação Cultura, Terezinha de Campos Silva; a diretora do departamento de Cultura, Mayara Borges; os vereadores Pedro Renildo Otávio, Reginaldo Terra, Edeval Gonçalves de Azevedo Junior, Divanete de Souza; a diretora da Escola E. Ruth Martinez Corrêa, Eliana Dutra de Oliveira e diretor do Colégio E. Hermínia Lupion, Adão Schmidt Papi.

________

(18/05/2018)