Obras do CMEI Irmã Josiane serão retomadas

RIBEIRÃO DO PINHAL, quinta, 19 de julho de 2018
Obras do CMEI Irmã Josiane serão retomadas

Ribeirão do Pinhal será um dos municípios beneficiados com a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada nessa segunda-feira (26) no Diário Oficial da União, que possibilita que estados e municípios firmem novos termos de compromisso para retomar obras de creches, escolas e quadras poliesportivas inacabadas. Atualmente, cerca de 860 obras deste tipo estão paralisadas em todo o país.

A iniciativa foi tomada pelo FNDE em conjunto com o Ministério da Educação, com a participação do Tribunal de Contas da União. Segundo o FNDE, a medida deverá beneficiar cerca de 100 mil estudantes e injetar mais de R$ 450 milhões na economia de estados e municípios.

A obra a ser retomada em Ribeirão do Pinhal é uma unidade do projeto Proinfância, tipo 2, do Ministério da Educação (MEC), com o nome de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Josiane, que está sendo construída no Jardim Primavera, com área total de 885,49 m² (sendo 668,30 m² de área construída). O investimento será de aproximadamente R$ 1,1 milhões. Com a previsão de atender cerca de 90 crianças, em período integral. Além do Jardim Primavera serão atendidas as famílias da Vila Almeida, Vila Hermínia, Conjunto Eliel Brito e Conjunto Santo Expedito. A estrutura contará com salas pedagógicas, playground, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário adaptado para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, a estimativa é que essas nova creche deva suprir a demanda por vagas. "Este CMEI vai ajudar muitas famílias e contribuir com a melhoria na vida das pessoas desses bairros. Depois que a antiga sede teve de ser interditada nossas crianças precisam se deslocar para o centro da cidade e a conclusão dessa obra resolverá essa e outras dificuldades, como a lista de espera por vagas?, destaca Terezinha.

Os gestores que desejam retomar obras inacabadas devem encaminhar ao FNDE um ofício manifestando o interesse em firmar novo termo de compromisso, além de declaração de possibilidade de término da obra, cronograma de trabalho ou plano de ação para o cumprimento do novo ajuste e laudo técnico atestando o estado atual da obra. Após avaliação dos documentos, serão assinados os novos termos de compromisso para que as obras sejam retomadas.

O prefeito Wagner Martins está empenhado em providenciar os tramites necessários para retomada das obras o quanto antes. ?Sabemos da urgência para terminar essa obra e instalar os alunos no novo prédio, que atualmente estão em uma sede improvisada. Estávamos inclusive estudando a possibilidade de dar andamento à obra com recursos do município, devido ao impasse na liberação da verba pelo Governo Federal, mas graças a Deus essa resolução saiu e agora vamos preparar o que for necessário para as obras serem retomadas o quanto antes?, afirma Martins.

_____

Assessoria de Comunicação - Priscila Dutra