I - SECRETARIA

I - SECRETARIA

FINALIDADE:

Promover ações e políticas destinadas a assegurar o direito do cidadão à pratica esportiva e de lazer para desenvolvimento integral da pessoa humana, valorizando a saúde e a melhoria da qualidade de vida da população. Também buscar alternativas para o desenvolvimento do turismo e seu fortalecimento como atividade econômica. 


DEPARTAMENTOS:

O Esporte e o Lazer constituem-se como um direito social e contempla as dimensões das práticas formais e não formais, pautadas pela colaboração, cooperação, democratização e comprometimento, pela competência de cada um, entendendo que o esporte e o lazer são fenômenos sociais distintos, mas confluentes, priorizando o desenvolvimento humano e a inclusão social. O Esporte e o Lazer são fatores de desenvolvimento humano, na perspectiva da cidadania, da sustentabilidade humana e ambiental, contribuindo para formação integral das pessoas e melhoria da qualidade de vida do conjunto da sociedade, não devendo ser visto unicamente como um instrumento para solucionar, atenuar ou desviar os problemas de descoesão social. A Secretaria tem a função de programar, organizar, coordenar e executar as atividades de promoção e desenvolvimento do esporte e do lazer. Além disso, promove o desenvolvimento de atividades e iniciativas de natureza desportiva, incentivando e apoiando a prática do mesmo.

Em relação ao setor do Turismo o objetivo é desenvolver políticas e ações dentro do conceito de governança, direcionando seus esforços na consolidação, desenvolvimento e qualificação da oferta turística de Ribeirão do Pinhal, na geração e distribuição da informação turística, na promoção e no apoio como destino turístico e na gestão das relações institucionais.