Vacinas contra gripe já estão disponíveis

RIBEIRÃO DO PINHAL, quarta, 14 de novembro de 2018
Vacinas contra gripe já estão disponíveis

A vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23), em Ribeirão do Pinhal. Assim como em todo o país a campanha segue até 1º de junho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar cerca de quatro mil e setecentas pessoas. Neste ano de 2018 a vacina estará disponível na Unidade de Saúde da Família ?José Antonio de Moraes?, na rua Espírito Santo, próximo ao pátio da prefeitura e também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Domingues de Oliveira, na Vila Almeida. O atendimento à população ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Estão previstos dois sábados de mobilização na UBS da Família, nos dias 05 e 12 de maio. Na UBS da Vila Almeida o dia de mobilização será em 12 de maio.

Público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS:

• pessoas a partir de 60 anos
  • crianças de seis meses a cinco anos
  • trabalhadores da área de saúde
  • professores das redes pública e privada
  • mulheres gestantes e puérperas
  • indígenas
  • pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
  • profissionais do sistema prisional
  • portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o Ministério da Saúde, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, ?não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2?.

Para receber a vacina é necessário estar munido do Cartão de Vacinação e, no caso dos idosos, também da Carteira de Identidade. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.  A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.