RIBEIRÃO DO PINHAL, segunda, 18 de novembro de 2019
Alunos de cursos profissionalizantes recebem certificados

Cerca de 120 alunos de Ribeirão do Pinhal que concluíram cursos profissionalizantes nesse primeiro semestre de 2019 receberam os certificados de conclusão, nessa quarta-feira (21), no centro cultural. Os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - na Escola Móvel - e Serviço Nacional do Comércio (Senac) oferecidos gratuitamente a população pela Prefeitura Municipal por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tiveram o objetivo de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também tem parceria com a Prefeitura, por meio do Sindicato Rural, e traz diversos cursos gratuitos.

Foram entregues os certificados de conclusão para os alunos que participaram dos cursos do Senai: Fabricação de bolos e pães naturais,  manutenção de motores de motocicletas, aperfeiçoamento em corte costura industrial, aperfeiçoamento para mecânica de motocicletas, criação e desenvolvimento de coleção de moda, fabricação de doces e derivados de pescado.  O Senac ofereceu cursos de técnicas para garçom e preparo de lanches. O Senar com o curso de artesanato em madeira de bambu. As turmas do Senar não receberam certificados nessa cerimônia porque podem retirar direto pelo site, com seus dados pessoais.

Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, essas parcerias com Senar, Senac e Senai tem sido muito produtivas para oferecer vários cursos gratuitos. "Temos trabalhado com esses ótimos parceiros para trazer uma boa formação acessível a todos e espero que esse conhecimento possa contribuir para melhorar a vida desses alunos", explicou Braz.

 O prefeito Wagner Martins (PSD) também agradeceu as parcerias e parabenizou os alunos. "O conhecimento é uma conquista para vida toda e todos esses alunos que concluíram os cursos profissionalizantes estão de parabéns. O mercado de trabalho exige cada vez mais mão de obra especializada e nossa equipe se dedica para conseguir o melhor para nossa populaçã", destacou Martins.

Também participaram do evento os representantes do Senai, Elizandra Maria Lauro Estefano e Tatiana Oliveira; representando o Senac, Flávia Galat e Paulo Cirino; representando o Sindicato Rural e o Senar, Ciro Tadeu Alcântara; e familiares dos alunos.

O aluno do curso de manutenção de motores de motocicletas, Fabrício Teixeira Pontes, disse gosta muito de motocicletas e teve curiosidade de aprender. "O curso foi muito produtivo, sempre quis saber mais sobre a mecânica das motos e aprendi bastante, quem sabe ate consigo trabalhar com isso", afirmou animado.

A costureira Ana Maria da Silva Calodino também estava muito satisfeita com o curso de aperfeiçoamento em corte costura industrial e com o que aprendeu. "Eu já costuro em máquina simples, mas não sabia nada da industrial e esse curso ajudou bastante, pretendo ampliar meus trabalhos assim que puder comprar uma máquina como as que usamos no curso".  

Durante a solenidade foram sorteados alguns brindes para os alunos presente no evento.

Segundo o prefeito o município continuará investindo na capacitação gratuita pra a população e assim facilitar o ingresso ao mercado de trabalho. "O investimento vale a pena quando vemos resultados", considerou. "Vocês estão preparados para ocupar qualquer oportunidade de trabalho que apareça", concluiu Martins.


ESCOLA MÓVEL

A Escola Móvel é um novo conceito do Sistema Fiep que leva educação profissional de qualidade para atender demandas pontuais em localidades onde não há unidade fixa. Em local predeterminado, é instalada uma estrutura de tendas e contêineres criando um ambiente de ensino flexível.

Neste ambiente, são montados os Kits Didáticos conforme a demanda da região e instaladas unidades móveis, que são adaptadas para laboratórios e oficinas com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas.

________


Assessoria de comunicação

(22/08/2019)

DADOS DA PREFEITURA
76.968.064/0001-42
MUNICIPIO DE RIBEIRAO DO PINHAL
ENDEREÇO
Endereço: Rua Paraná, 983 - Centro- RIBEIRÃO DO PINHAL/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde:13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
administracao@ribeiraodopinhal.pr.gov.br
(43)3551-8300