RIBEIRÃO DO PINHAL, segunda, 18 de novembro de 2019
Campanha do Lixo Eletrônico recolhe uma tonelada e meia de equipamentos

Alunos receberam orientações sobre descartes corretos dos equipamentos velhos e quebrados

A terceira edição da campanha do lixo eletrônico, promovida, na sexta-feira (24), pela Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Associação Brasileira de coletores e recicladores de resíduos eletro eletrônicos (ONG E-Lixo) teve uma ótima adesão. De acordo com relatório encaminhado pela ONG nesta quarta-feira (29) foram coletados 1.500 quilos de equipamentos eletrônicos quebrados, ultrapassados ou em desuso.

Segundo o secretário, Alcídio Balduíno de Souza Júnior, a campanha do lixo eletrônico é um projeto que deu muito certo e tem crescido a consciência da população. "Cada ano vemos que aumenta o grau de consciência da população, se preocupando com a questão ambiental", comemora o secretário. Nesse ano além da distribuição de panfletos e orientações da secretaria de Meio Ambiente, a assessora pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Rolon da Costa, visitou todas as escolas do município para passar uma orientação mais didática para os alunos sobre a Campanha do Lixo Eletrônico.

Foram recolhidos equipamentos de informática, eletrodomésticos, aparelhos de TV, celulares, aparelhos de som, furadeira, secador e muitos outros produtos eletrônicos. Inclusive um grupo de alunos e professores da Escola de Tempo Integral Padre Luiz Gonzaga de Souza, fez questão de estar na praça para levar os eletrônicos para serem descartados. A ONG E-Lixo, com sede em Londrina, fará a reciclagem para a destinação ambientalmente correta.

O prefeito Wagner Martins (PSD) ressalta que o objetivo do projeto é incentivar o descarte correto de materiais, evitando que eles sejam jogados no meio ambiente. "Nossa população está de parabéns. No dia da campanha o tempo, pela manhã, estava chuvoso, mas mesmo assim as pessoas foram até a praça levar os aparelhos e equipamentos que não usavam mais. A coleta do lixo eletrônico passou a ser uma política de governo e não apenas uma ação esporádica, para continuar a conscientizar a todos sobre a importância do descarte correto", finaliza.

(29/05/2019)