RIBEIRÃO DO PINHAL, quinta, 23 de maio de 2019
Escola Móvel do Senai traz cursos profissionalizantes para Ribeirão do Pinhal

Estrutura pronta para receber os alunos

Para promover qualificação profissional em Ribeirão do Pinhal a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, firmou uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai ofertar cursos profissionalizantes nas áreas de manutenção de motocicletas, panificação e costura industrial para população. Os cursos que não terão nenhum custo para os alunos serão ministrados na unidade da Escola Móvel do Senai que se instalou essa semana nas dependências do Estádio Municipal Alves de Almeida (campão), onde serão atendidas cerca de 120 pessoas, com aulas teóricas e práticas.

As atividades começaram nesta quarta-feira (06) e seguem até 08 de abril, distribuídas em turmas, com cargas horárias variadas, montadas a partir das inscrições realizadas pela equipe do CRAS, no final de janeiro. "Queremos ampliar as oportunidades de nossa população e melhorar a qualificação profissional é o primeiro passo novas conquistas", ressalta o prefeito Wagner Martins.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, informa que a equipe do  CRAS está à disposição para tirar dúvidas, sobre as inscrições e os cursos disponíveis.

A Escola Móvel é um conceito que leva educação profissional de qualidade para atender demandas em localidades onde não há unidade fixa. Em local predeterminado, é instalada uma estrutura de tendas e contêineres criando um ambiente de ensino flexível.

Neste ambiente, são montados os Kits Didáticos conforme a demanda da região e instaladas unidades móveis, que são adaptadas para laboratórios e oficinas com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas.

Os cursos que a Prefeitura contratou com o Senai foram escolhidos por meio de uma enquete de opinião, disponibilizada no Portal Oficial do Município, no final do ano passado. Confira abaixo os cursos disponibilizados:

- Aperfeiçoamento para mecânicos de motocicletas;

- Manutenção de motores de motocicletas;

- Elaboração de doces;

- Aperfeiçoamento em confeitaria;

- Fabricação de bolos e pães naturais e integrais;

- Aperfeiçoamento em corte e costura industrial;

- Criação e desenvolvimento de coleção de moda;



Os alunos estão muito animados com a oportunidade. O engenheiro elétrico, Ilso de Castilho, 47 anos, afirma que está em busca de novas oportunidades. "Acredito que todo aprendizado é válido e como sou apaixonado por motocicletas, mas não tenho um conhecimento sobre a parte mecânica, achei essa uma excelente oportunidade para aprender".

Marcio Leandro, 30 anos, que atualmente está desempregado, considera interessante acesso a cursos gratuitos como esses aqui na cidade. "Para quem está sem trabalho como eu ter chance de ter aprendizado da qualidade do Senai é muito importante, melhor ainda ser gratuito e estar aqui tão perto, sem ter o custo de deslocamento para outras cidades".

Os alunos do Colégio Estadual Hermínia Lupion fizeram uma visita ao local onde estão instaladas para conhecer a estrutura da Escola Móvel do Senai.



SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. As Faculdades da Indústria têm se firmado como organização que contribui para o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento da sociedade.

_____


Assessoria de Comunicação

06/03/2019

DADOS DA PREFEITURA
76.968.064/0001-42
MUNICIPIO DE RIBEIRAO DO PINHAL
ENDEREÇO
Endereço: Rua Paraná, 983 - Centro- RIBEIRÃO DO PINHAL/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde:13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
administracao@ribeiraodopinhal.pr.gov.br
(43)3551-8300