Jovens de Ribeirão do Pinhal prestigiam palestra sobre os perigos das drogas

RIBEIRÃO DO PINHAL, quarta, 17 de outubro de 2018
Jovens de Ribeirão do Pinhal prestigiam palestra sobre os perigos das drogas

Cerca de 500 adolescentes, com idades entre 13 a 18 anos, estiveram presentes nesta terça-feira (25) no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal para participar da palestra "Drogas: efeitos nocivos e legislação", ministrada pelo Delegado da Polícia Civil, Dr. Tristão Antonio Borborema de Carvalho. O evento é a primeira atividade promovida pelo Conselho Municipal de Combate as Drogas com objetivo de alertar os jovens sobre os malefícios do uso das drogas lícitas (cigarro e bebidas alcoólicas) e das drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, e outras). Apresentando de forma clara esse assunto que é delicado e existe muita desinformação.

Dr. Tristão explicou conceitos sobre cada tipo de droga, abordou pontos importantes da legislação e como a droga é um subterfúgio da auto-estima que pode trazer graves conseqüências. "A droga é como uma muleta para falta de coragem de quem quer fugir dos problemas, mas é preciso que sejam fortes e encarem as dificuldades sem precisar delas. A melhor experiência é não usá-las", ressaltou o delegado.

A plateia era formada por alunos e professores dos 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do Colégio Estadual Hermínia Lupion, Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, Colégio Estadual do Campo Jorgina Batista de Paula e também do Colégio Univérsitas.  O evento teve duas edições, de manhã e a tarde.

Segundo o diretor do Colégio Estadual Hermínia Lupion, Adão Schmidt Papi, esse trabalho preventivo é de suma importância para os alunos. "Na sociedade de hoje proporcionar a oportunidade para nossos alunos receberem informações tão importantes de uma pessoa como Dr. Tristão, que conhece bem e combate esse problema, é formidável. Assim, eles podem saber a realidade e estar preparados".

O prefeito Wagner Martins (PSD) parabenizou a organização do evento e coloca todas as secretarias a disposição do Conselho de Combate as Drogas para contribuir com o trabalho de prevenção. "Esse é a primeira ação do Conselho que foi elaborado para deliberar políticas sobre o combate as drogas e a prefeitura é parceira, disponibilizando o apoio das secretarias, para que muitas outras ainda sejam realizadas", exaltou Martins.

Para dar um testemunho de vida de alguém que superou o vício das drogas o presidente do Conselho, Anderson de Assis Costa, dividiu um pouco da própria vida com os jovens. "Era de uma família boa, mas não estava satisfeito e procurei outros caminhos que quase acabaram comigo, mas só quando me voltei para Deus verdadeiramente que me libertei e retomei minha vida. Todos os que conviveram comigo nessa época ou estão presos ou morreram. Agora tenho minha empresa, minha família e quero trabalhar para ajudar outros jovens que podem estar correndo o risco de cometer os mesmos erros que eu. Vocês precisam pegar tudo o que foi falado aqui hoje e levar para a vida, não deixem as drogas lhes roubarem o direito de escolha", relatou Costa.

A próxima atividade do Conselho de Combate as Drogas será um concurso de paródias para as crianças e jovens de Ribeirão do Pinhal, com músicas preventivas e educativas sobre o tema de combate as drogas. Regulamento, datas e demais informações serão divulgadas em breve.

________

(26/09/2018)