RIBEIRÃO DO PINHAL, terça, 02 de junho de 2020
Serviço de apoio é ofertado para a população de Ribeirão do Pinhal

A prefeitura municipal de Ribeirão do Pinhal, através da Secretaria de Assistência Social, disponibilizou, no início de abril (1º/04), um contato para equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) prestar o serviço de apoio psicológico a população durante a quarentena de combate ao coronavírus (Covid-19).

Segundo o secretário de assistência social, Carlos Alexandre Braz, com o isolamento social, há mais vulnerabilidade emocional. "O serviço de apoio psicológico não se trata de atendimento psicológico clínico, pois não é esta a intenção. Este trabalho tem como principal objetivo levar acolhimento e orientações por telefone para aquelas pessoas que necessitarem nesse período que estamos passando".

A psicóloga Denize Lunardello Macete de Carvalho explica que os sentimentos de angústia e tristeza surgem em razão da maciça divulgação da pandemia da COVID-19. A restrição do contato social também afeta a vida emocional, além do cenário de incertezas e medos.

Ainda de acordo com Braz, exemplo desta situação, são os idosos atendidos pelo CRAS. "Antes faziam exercícios, artesanato, participavam dos grupos de fortalecimento de vínculos e neste momento precisam ficar em casa, isolados. Muitos estão deprimidos", completa.

Além deste apoio, outros casos também poderão ser solicitados através deste contato, como, por exemplo, pedidos de cesta básica e denúncias sobre idosos.

FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO

1 - O usuário deverá enviar uma mensagem, por meio do aplicativo Whatssapp, para a linha (43) 99984.7269.

2 - O técnico do CRAS entrará em contato via telefone, fará um pré-cadastro e agendamento conforme histórico de solicitações.