Municípios vizinhos buscam parceria com Ribeirão do Pinhal

O prefeito Wagner Martins (PHS) recebeu, na manhã dessa quarta-feira (11), em seu gabinete, a visita dos prefeitos de Abatiá Nelson Garcia Junior (PDT) e Jundiaí do Sul Eclair Rauen (DEM). Os vizinhos vieram cumprimentar o prefeito de Ribeirão do Pinhal e articular possíveis parcerias.

Um dos pontos tratados nesse encontro foi relativo às crianças, dos municípios vizinhos, que necessitam ser acolhidas na casa abrigo ?Irmã Ezilia?, de Ribeirão do Pinhal. Os prefeitos pretendem estudar a melhor forma de organizar uma parceria para resolver essa questão. Foi ressaltada a importância elaborar uma atuação preventiva. Desenvolvendo o trabalho conhecido como REDE, que integra secretarias municipais, conselho tutelar e outros órgãos para possibilitar ações mais abrangentes e efetivas no desempenho do atendimento social. ?Esse é um problema que vem se arrastando e já no início dessa gestão estamos buscando alternativas para melhorar o atendimento, promover capacitações e outras providências?, enfatizou Wagner.

Na reunião foi apresentada também a possibilidade de trabalharem em conjunto para implantação do ?Família Acolhedora?. Um programa do Governo Federal que consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social. Ressaltando que não é uma adoção, mas um lar provisório.

Os prefeitos ficaram satisfeitos com a reunião e se colocaram à disposição para buscar um resultado satisfatório para todos. ?Trocamos ideias importantes e levantamos boas sugestões?, afirmou Garcia.  ?Tive uma boa impressão sobre o que conversamos, considero como uma luz para resolver esse problema?, destacou Eclair.

A reunião contou também com a presença de assessores dos prefeitos.

Texto e fotos: Priscila Dutra / assessora de comunicação

(11/01/2017)