CONAE 2022

No dia 13/12/2021 aconteceu a II Conferência Intermunicipal de Educação. Nesta data os municípios de Ribeirão do Pinhal, Abatiá e Jundiaí do Sul se reuniram no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão do Pinhal para debaterem o futuro da educação municipal e nacional deixando ali suas contribuições.

No dia 23/11/2021, às 19 horas, houve uma Conferência Preparatória (Via ZOOM) em que fora explanado para toda comunidade escolar o que é o CONAE e a importância da participação de todos no processo. Interessados em participar poderão solicitar senha de acesso para a Secretaria de Educação.

As inscrições aconteceram até o dia 23/11/2021 através do Link https://forms.gle/t2DBdeJPMiQDkbJE8

As conferências municipais/intermunicipais são etapas importantes da da CONAE 2022 que se constitui no espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos e todas participem do desenvolvimento da Educação Nacional.

Por meio da CONAE 2022, o FNE e o Ministério da Educação? MEC buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da Educação brasileira, com referência social. Esse princípio levou a construção de uma Conferência que provocasse o debate em questões que já conhecemos há algum tempo, mas que afloraram, com grande intensidade, nesses tempos de pandemia, comprometendo o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e, por consequência, a garantia de um Padrão Nacional de Qualidade da Educação. Por tudo isso, a CONAE 2022 tem como tema: INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira.

Independente da etapa ou do eixo de discussão, espera-se que os/as Conselheiros/as municipais de educação pautem sua participação através da constituição e consolidação do Sistema Nacional de Educação, como estrutura basilar para execução das políticas públicas educacionais pautadas em Planos de Educação, que efetivamente contemplem os anseios das comunidades escolares.

É preciso ainda, que o/a participante da CONAE 2022, independentemente de estar Conselheiro/a ou não, sinta-se provocado/a pelo tema ?INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira? a discutir a infraestrutura necessária à garantia dos princípios de equidade e permanência da Educação nacional, que nesse momento de pandemia permitiria tanto os meios de acesso à escola, mesmo de modo remoto, quanto o aperfeiçoamento profissional continuado tão clamado pelos/as Profissionais da Educação e tão necessário à garantia do Padrão Nacional de Qualidade da Educação.

Você está convidado para participar desse importante momento para a educação nacional e sobretudo da educação municipal. Deixe sua contribuição. Exerça sua cidadania!

Agora é chegada a hora da realização da ETAPA REGIONAL da CONAE 2022, que acontecerá no dia 02/05/2022 de modo remoto. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/04/2022 através do link  https://forms.gle/CBYi1Mj9dorJ7i6aA

ABAIXO VOCÊ ENCONTRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FICAR ATUALIZADO COM AS DISCUSSÕES DA CONAE 2022, DA II CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL E ETAPA REGIONAL

PMRP - 18/04/2022

Última modificação em 12/11/2021 00:00:00