Telecentro da Biblioteca Cidadã é reativado

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal providenciou a reativação do funcionamento do telecentro localizado na Biblioteca Cidadã, próximo ao Fórum Eleitoral. Com apoio da Companhia de Tecnologia, Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) as máquinas foram revisadas e estão disponíveis a população  de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, são dez computadores doados pelo Governo do Estado, estão à disposição da comunidade para pesquisas escolares, pesquisas diversas, cursos online, e outras atividades com apoio de um estagiário para orientar os usuários. ?Estão disponíveis os computadores para acesso gratuito à internet, ajudando nossos alunos e pessoas da comunidade que não tem a possibilidade de ter internet em casa ou recursos financeiros para acessar em meios comerciais?, informou Terezinha.

Além disso o Telecentro será ponto de apoio para acesso ao Governo Eletrônico onde são oferecidos os principais serviços do Detran, Copel, Sanepar, Receita Federal, Procon, Ministério do Trabalho, Delegacia Eletrônica, entre outros. Assim, a comunidade pode ter acesso a diversos serviços em um único espaço, desde pesquisa escolar à capacitação profissional.

O prefeito Wagner Martins reforçou que esta ação faz parte do plano de valorização da educação e da inclusão digital. ?No início do ano implantamos a internet gratuita na praça central da cidade e agora com apoio da Celepar reativamos o telecentro que muito vai contribuir para nossas crianças e adolescentes para pesquisas escolares e os demais cidadãos que precisam de um serviço online e não tem condições de pagar. Este projeto foi implantado na nossa Biblioteca Cidadã na gestão passada, mas nunca funcionou efetivamente. Depois de contratamos um estagiário, na área de informática, capacitado para dar suporte às pessoas que precisam usar os computadores foi possível abrir mais essa alternativa para nossa população?.

Priscila Dutra ? assessoria de comunicação

(26/10/2017)