Projeto Carretas do Conhecimento

PROJETO CARRETAS DO CONHECIMENTO

A Agência do Trabalhador - Posto Avançado da Rede Sine - de Ribeirão do Pinhal, localizada na Prefeitura Municipal,  aderiu o Projeto Carretas do Conhecimento, que virá para o município no mês de agosto de 2023 com carga horária de 96h. A parceria com o governo do Estado por intermédio da Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, SENAI e grupo VOLKSVAGEN DO BRASIL.
O município foi CONTEMPLADO para receber este projeto através do Posto Avançado da Agência do Trabalhador – Espaço que oferece serviços de atendimento ao trabalhador e a empresas, na intermediação de geração de emprego e renda para população.
O município já recebeu o projeto em anos anteriores dando oportunidade aos jovens, e aos que se interessaram na época em adquirir uma profissão ou se especializar no ramo, para se inserir no mercado de trabalho e também desperta a vontade de empreender e ter seu próprio negócio.
O Projeto Carretas do Conhecimento: faz parte do Programa Paraná Competitivo, firmado entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e a Volkswagen do Brasil, em 4 de setembro de 2013. Desde de 2019, foram mais de 200 localidades atendidas e 10 mil vagas disponibilizadas a toda a população paranaense.  A expectativa para o ano de 2023 é de continuar qualificando nossa população para o mercado de trabalho, impulsionando o crescimento econômico do Estado do Paraná e ajudando as famílias paranaenses com o acesso a melhores condições de trabalho e salários.
Os cursos tem a carga horária de 96h cada, incluindo na grade formativa 8h de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho permitindo aos alunos:

- Reconhecer as características e os desafios do mundo do trabalho na contemporaneidade; Identificar oportunidades de trabalho compatíveis com suas habilidades pessoais;

- Identificar o empreendedorismo como uma das formas de desenvolvimento profissional; Reconhecer a necessidade de se construir uma imagem profissional positiva;

- Reconhecer a estrutura de um currículo profissional;

- Identificar as etapas de um processo seletivo;

- Entender importância do autodesenvolvimento a fim de manter a empregabilidade. profissional; Identificar as etapas de um processo seletivo;

Ribeirão do Pinhal foi contemplado com 40 bolsas  de estudo com o curso de INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS E INDUSTRIAIS.
O curso terá um conteúdo formativo de Noções de Segurança em Eletricidade: Choque elétrico; Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); NR-10: Noções de Eletricidade Básica: Grandezas elétricas; Circuitos elétricos; Medidas Elétricas; Sistema Elétrico Brasileiro: Geração, Transmissão e distribuição; Instalações Elétricas Prediais: Emendas de condutores; Interruptor: Simples; Paralelo; Intermediário; Tomada: de Uso Geral; de Uso Específico; Fotocélula; Sensor de Presença; Programador Horário; Campainha; Minuteria; Dimmer; Dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis e DPS); Leitura e interpretação de projetos elétricos; Dimensionamento de condutores e disjuntores pela capacidade de corrente e queda de tensão; Aterramento de instalações elétricas. Norma NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão); Norma NTC 901 100 (Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição).

O município tem a honra de poder oferecer mais qualificação profissional e oportunidade aos munícipes, sabendo da carência em mão - de – obra qualificada entre os candidatos a uma vaga de emprego, que geralmente tem às exigências de tais capacitações. E assim trazendo o conhecimento para o trabalhador torna – o mais competitivo para o mercado de trabalho e contribuindo para que ele tenha mais qualidade de vida.

Inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdH9bdT3SJldNplaKuqouCvkJ-HlNKT-A_hd1Cu6CpZ4SE-Lg/viewform

PMRP 13/06/2023

Última modificação em 13/06/2023 00:00:00