Flores e enfeites de natal trazem nova vida a Praça

Quem passa pela Praça Erasmo Cordeiro de Ribeirão do Pinhal já pode perceber os resultados do trabalho de revitalização que vem sendo desenvolvido pela administração municipal. O trabalho começou com a poda sistemática de árvores, aprovada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Foram pintadas as grades dos canteiros e agora a praça recebe as mudas de flores.

A decoração de natal com casinha do Papai Noel, árvores, anjos, bonecos e bolas de materiais recicláveis, iluminada com pisca-pisca e mangueiras de led preparada pela equipe de professores e alunos do Projeto Vida e Esperança traz o clima natalino para deixar a praça ainda mais bonita.

O prefeito Wagner Martins destaca o quanto considera importante esse trabalho de revitalização. “Tenho orgulho em dizer que a nossa Praça Erasmo Cordeiro é uma das mais bonitas da região, mas estava maltratada. Com recursos próprios estamos fazendo o trabalho de revitalização e vamos continuar até retomar uma praça que encante ainda mais a população e visitantes”. Martins lembra que também foi investido na colocação de sinal de internet grátis na praça e ainda está previsto a colocação de novas lixeiras e pintura dos prédios.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Júnior (Tuco), as podas foram necessárias porque as espécies que atualmente estão na praça não são nativas e comprometem a estética e estrutura do espaço. “Fizemos um trabalho de poda com a orientação do IAP e já estamos providenciando o replantio de espécies adequadas para o espaço. Também estão sendo refeitos os canteiros de flores e substituídas algumas plantas que estavam deterioradas, como é o caso do ‘pau Brasil’, que inclusive o prefeito Wagner fez questão de acompanhar o replantio”, explica Tuco.

A caminho do trabalho o vendedor Marcelo Gonçalves afirma estar muito satisfeito com as melhorias que vem sendo feitas na praça. “O novo visual da praça está espetacular, é muito bonito ver essa incrementada na praça com flores e enfeites de natal. Isso valoriza muito nossa cidade”.

Entretanto, o chefe do executivo lamenta a ação dos vândalos que destroem e até mesmo furtam as mudas de flores e objetos de decoração e pede a ajuda da população. “Todos os envolvidos neste trabalho de recuperação da praça não estão medindo esforços para proporcionar o melhor, mas algumas pessoas agem de forma mesquinha e preferem destruir. A praça não é do prefeito ou da prefeitura é do povo e por isso toda população deve fazer a sua parte, cuidar e proteger para que nós moradores de Ribeirão do Pinhal e os visitantes possam sempre contemplar esse patrimônio do município”, ressalta o prefeito Wagner.

O empresário, Rubens Martins, relembra que esse projeto do Farol do Saber, de autoria do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi um presente do urbanista para Ribeirão do Pinhal e que não existe em nenhuma outra cidade do Paraná fora da Capital, por isso considera que precisa ser valorizado e cuidado pela população. “É ponto turístico de nossa cidade que precisava ser revitalizado, mas também precisa da conscientização de que todos ajudem a cuidar”.

-------------

Priscila Dutra – assessoria de comunicação