Projetos devem ampliar rede de esgoto em 15%

Para conhecer os projetos de melhorias na rede de tratamento de esgoto residencial de Ribeirão do Pinhal, o prefeito Wagner Martins recebeu, nessa quarta-feira (25), a visita da equipe da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), formada pelo gerente regional Braulio Lozano Leonel, o coordenador industrial Leônidas Rodrigues de Oiveira Filho e a coordenadora de clientes Nelci Maria Brunieri. Na reunião foram apresentados projetos que estimam ampliar o atendimento da rede de esgoto em 15%. “A meta é ampliar 600 ligações da rede de esgoto e atender cerca de 2 mil habitantes”, destacou Leônidas.

Segundo Braulio o sistema de ampliação da rede, sob responsabilidade da Sanepar, para resolver o problema de áreas com esgoto a céu aberto, está aguardando a finalização do levantamento dos dados das residências nos bairros Vila Santa Terezinha, Vila Cunha e Vila Domingues, para o técnico fazer a medição e definir a execução do serviço. “Assim que nos for repassado os dados a Sanepar providenciará a execução da obra”, afirmou o gerente da Sanepar.

O outro projeto faz parte de um convênio com a prefeitura para construção de 5 mil metros de rede de esgoto para a Vila Hermínia. Essa obra será executada com verbas da prefeitura e está aguardando os procedimentos de licitação.

De acordo com o prefeito Wagner Martins a melhoria da área de saneamento básico é prioritária. “Nossa preocupação em cuidar da área sanitária é porque isso reflete na melhoria das condições de saúde da população e também ajuda preservar o meio ambiente”, avaliou o prefeito.

As demais regiões que ainda não dispõem de rede de tratamento de esgoto residencial e não estão previstas nestes projetos é porque necessitam de uma estrutura mais complexa para dar a vazão correta aos resíduos. A equipe da prefeitura em parceria com a Sanepar estão em busca de novos recursos.

Última modificação em 26/01/2017 00:00:00