Ribeirão do Pinhal realiza mutirão de limpeza contra dengue

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal está realizando de 16 a 24 de março o mutirão de limpeza para combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Embora o município não tenha apresentado um alto índice de dengue se comparado com a região, com 117 notificações de suspeitas, mas apenas doze casos confirmados até então, a equipe da Prefeitura considera importante reforçar a prevenção.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Vanderlene Silveira de Rezende, para reduzir os riscos é fundamental a colaboração da população. "Todos precisam se conscientizar da importância de manter os quintais e terrenos devidamente limpos, para que o mosquito não se prolifere", reforça a secretária.

O agente de saúde Adilson Martins Inácio ressalta que o combate ao mosquito adulto é mais difícil. "Segundo orientações do Ministério da Saúde não existe inseticidas eficaz para acabar com o mosquito adulto, por isso o Estado não manda mais para os municípios o caminhão do fumacê. Para se proteger é importante evitar o nascimento dos mosquitos com a devida limpeza dos quintais e também fazer uso de repelente principalmente em áreas onde tiveram outros casos, nos horários no início da manhã e final da tarde". Entretanto, Adilson esclarece que a situação no município por enquanto não é tão grave quanto alguns boatos têm afirmado.  "Com essa quantidade de casos confirmados no município, pelas determinações dos órgãos de saúde, ainda estamos em situação de surto. Para ser considerado epidemia precisa ultrapassar a quantidade de 40 casos confirmados. Por isso, não podemos descuidar da prevenção".

Esse mutirão está sendo realizado em conjunto pelas secretarias municipais da saúde com apoio da Vigilância Sanitária e equipe de endemias; secretaria municipal de educação que contribuiu na realização de palestras aos alunos; e as secretarias de obras e serviços públicos, e agricultura e meio ambiente que fizeram o trabalho de limpeza. Entre os dias 16 a 20 está sendo feito trabalho de orientação e recolhimento dos materiais provenientes da limpeza de quintais nos bairros urbanos. Nos dias da semana seguinte (23 e 24) o mutirão será realizado no Distrito da Triolândia.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Jr (o Tuco), informa que os terrenos baldios foram notificados para realizar a limpeza e caso não seja feito podem ser multados. "Estamos percorrendo todos os terrenos do município para informar sobre a importância de fazer a limpeza e caso os proprietários ignorem o aviso e for necessário a prefeitura fazer o trabalho de limpeza eles serão multados. Importante reforçar que não basta passar veneno no mato ou algo parecido porque os focos estão nos objetos que ficam nos locais, os proprietários devem recolher copos, plásticos, vasilhas, pneus, garrafas, panelas, barris, lonas e qualquer tipo de material que acumulem água", especifica Tuco.

O prefeito Wagner Martins reitera a importância do mutirão e da conscientização da população. "O mutirão é o momento de toda a população se mobilizar para limpar o quintal ou terreno de forma correta, porque esse não é um problema que só o setor público pode resolver, todos somos responsáveis em evitar que o mosquito Aedes consiga condições para se alastrar", finaliza o chefe do Executivo.

________

18/03/2020