Campanha do lixo eletrônico recolhe mais de duas toneladas

Nessa quarta edição, apesar do período de pandemia do Covid-19, a campanha do lixo eletrônico teve um ótimo resultado e recolheu duas toneladas e duzentos quilos de equipamentos eletrônicos quebrados, ultrapassados ou em desuso, neste último sábado (04), superando os anos anteriores.

Essa ação foi realizada pela Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Associação Brasileira de coletores e recicladores de resíduos eletro eletrônicos (ONG E-Lixo), que emitiu o certificado do recolhimento dos resíduos.  Durante o recolhimento dos equipamentos a equipe tomou todos os cuidados para prevenção de disseminação do novo coronavírus, com uso de máscaras, luvas e álcool gel 70%.

Nesse ano não foi possível envolver os alunos das escolas locais na campanha, devido as aulas estarem suspensas. Segundo o técnico de agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Júnior (Tuco), a campanha do lixo eletrônico nesse ano abordou o fato das pessoas estarem mais em casa e aproveitarem para separar os aparelhos encostados. "Nosso objetivo desde a primeira campanha foi de dar a destinação correta a esse tipo de lixo e evitar que acabem sendo descartados nas calçadas, nas estradas. Nesse ano chegamos a pensar que seria mais difícil, mas foi o contrário, as pessoas realmente aproveitaram a situação de ficar mais em casa para buscar os materiais e fazer a destinação correta", comemora Tuco.

O crescimento na conscientização da população sobre a importância dessa campanha está refletida nos números, pois a cada ano cresce a quantidade de material entregue para ser encaminhado a ONG E-Lixo que tem toda estrutura para fazer a separação do material, reaproveitar o que ainda pode ser utilizado e destinar o restante do material. "No primeiro ano foram 800 quilos, no segundo quase atingiu uma tonelada, no terceiro ano foram coletados 1,5 toneladas e nesse ano superou as duas toneladas, e isso é muito positivo", ressalta o prefeito Wagner Martins.

Segundo o fundador e presidente da ONG E-Lixo, Alex Gonçalves, a velocidade que surgem novos equipamentos faz crescer a demanda do lixo eletrônico. "Hoje em dia cada vez mais rápido surgem aparelhos mais modernos e mais potentes e as pessoas têm a necessidade de se atualizar e surge a dúvida sobre o que fazer com os aparelhos obsoletos. Nosso trabalho é recolher esse material e reciclar e para o que não é possível temos como descartar sem trazer prejuízos para meio ambiente", explica Alex.

"As campanhas em Ribeirão do Pinhal tem sido a cada ano mais produtivas e isso é muito bom. Essa parceria será revertida em um computador recondicionado que nesse ano será doado para prefeitura, e esta irá fazer a destinação a uma entidade", finaliza o presidente da ONG.

08/07/2020

Última modificação em 09/07/2020 00:00:00