Jovem Aprendiz é contratado por Banco do Brasil

O estudante Daniel Xavier Dias, 15 anos, acompanhado da mãe, a dona de casa, Eliana Gaveluke, assinou o contrato do Programa Jovem Aprendiz do Banco do Brasil, nesta segunda-feira (02). Após um processo seletivo no qual cumpriu todos os requisitos e atingiu a nota 9,3 na prova, superando cerca de 50 inscritos, Daniel conquistou a vaga para trabalhar na agência do Banco do Brasil de Ribeirão do Pinhal, nos próximos dois anos.

O aprendiz estava feliz e ansioso com a oportunidade. "O processo foi complicado, mas consegui ir bem, agora minha intenção é aprender o máximo que puder para fazer um bom trabalho", afirmou Dias. A contratação é feita por meio da Associação de Educação Familiar e Social do Paraná, sem vínculo direto com o banco, mas Daniel terá carteira assinada e todos os direitos trabalhistas. A jornada de trabalho será de 6 horas diárias, em horário compatível com o escolar.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, durante o período do contrato, o aprendiz receberá capacitação teórica e prática, sendo que quatro dias úteis da semana são destinados à aprendizagem prática no banco e um dia útil à aprendizagem teórica acompanhado pela entidade assistencial. "O aprendiz terá oportunidade de aprender o trabalho, mas também será acompanhado o desempenho escolar, que deve se manter no mesmo nível para garantir a vaga", completou Braz.

A mãe emocionada comemorou a conquista do filho. "Hoje em dia não é fácil criar um filho, mas o Daniel é muito esforçado e eu estou muito feliz com essa chance que vai ajudar muito". Eliana disse que chegou a duvidar da possibilidade, mas preferiu confiar. "Quando me falaram para ele fazer a inscrição, pensei se devia ou não incentivar, mas decidi confiar em Deus e assim que vimos o resultado, fiquei emocionada foi tudo certinho e aconteceu o que tinha que ser", comemorou.

De acordo com as diretrizes do banco o programa mais do que capacitar e orientar os aprendizes para o exercício das atividades profissionais, o Jovem Aprendiz está estruturado com o objetivo de contribuir com a formação cidadã dos adolescentes e jovens, baseando-se em princípios éticos e solidários. O gerente da agência do Banco do Brasil de Ribeirão do Pinhal, Carlos Macedo, ressaltou que considera muito importante valorizar programas como o Jovem Aprendiz para formação dos adolescentes. "Logo que cheguei para trabalhar nessa agência, em janeiro, busquei trazer o programa para o município, que nunca teve esse tipo de oportunidade, e cumprir o papel social do Banco do Brasil de ajudar a comunidade".

Macedo também agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal que coordenou o processo seletivo por meio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). "Para conseguir realizar a seleção dos estudantes contamos com ajuda da prefeitura e equipe da secretaria de assistência social".

O prefeito Wagner Martins também destacou a importância desse programa. "O jovem aprendiz é uma proposta de nosso plano de governo, sem dúvidas foi uma grande conquista e queremos expandir para mais empresas se torne conveniadas em nossa Ribeirão do Pinhal", finalizou.

-----------

(02/07/2018)