Passeata e Dia de Ação encerram Semana Municipal de Conscientização contra as Drogas

As Comunidades Cristãs em parceria com a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal promoveram a Semana Municipal de Conscientização contra as Drogas. A programação começou no sábado (23) com a gincana entre igrejas e finalizou neste sábado (30) com a Marcha para Jesus nas ruas da cidade e o Dia de Ação na Praça Erasmo Cordeiro. O objetivo foi de realizar ações preventivas contra o uso de drogas, junto às crianças, jovens e idosos, com uma dinâmica voltada para apoio que a religião pode oferecer para as pessoas que se encontram em situação de vício nos mais variados tipos de drogas, lícitas e ilícitas.

"Procuramos dar todo apoio para essa iniciativa dos membros das igrejas porque considero muito importante estimular a conscientização sobre o combate às drogas para que crianças, jovens e adultos compreendam o mal que assola nossa sociedade e que todos têm responsabilidade na prevenção e combate ao uso de drogas", afirmou o prefeito Wagner Martins.

A mobilização para Marcha para Jesus reuniu dezenas de membros de igrejas cristãs do município que com faixas, cartazes e até um caixão trouxeram mensagens de alerta sobre o perigo do consumo das drogas. Também fizeram parte da Semana contra as drogas atividades com o grupo da Melhor Idade, apresentações musicais para crianças, palestras, teatro e exibição de filme especial para os jovens. A aposentada Araci Rosa da Silva, 81 anos, participou muito animada da atividade na praça. "Gosto muito de participar de atividades com o grupo da Melhor Idade, que não preciso nem tomar remédios", ressaltou.

Membros da Igreja Quadrangular fizeram a apresentação para as crianças das escolas municipais. O teatro para o jovens foi feito pela Caminho para Cristo. Convidado pela prefeitura o delegado da Polícia Civil, Tristão Borborema de Carvalho e o dentista Álvaro Abreu, convidado da Adventista, contribuíram com o evento ministrando as palestras. O delegado explicou sobre os diferentes tipos de drogas, os problemas que podem causar e as situações que são consideradas tráfico. Álvaro que é um ex-dependente químico dividiu experiências de vida sobre como se libertou do vício.

Para finalizar as igrejas fizeram o Dia de Ação na praça Erasmo Cordeiro, oferecendo serviços gratuitos de beleza, aferição de pressão, distribuíram algodão doce e pipoca, trocaram cigarros por frutas e fizeram trabalho de conscientização. A Igreja Adventista do sétimo dia participou e convidou membros do Clube dos Desbravadores de Santo Antonio da Platina. Também participaram os membros das igrejas Caminho para Cristo, Presbiteriana, Comunidade Evangélica e Quadrangular.

A dona de casa, Maria Cristina dos Santos, 56 anos, que estava passando pela praça no sábado parabenizou o evento. "Cada dia a gente vê mais jovens entrando nesse mundo das drogas que traz tanta coisa ruim pra pessoa e a família. Ressaltar como Deus pode sim transformar vidas é muito bom, por isso estão todos de parabéns".

DESBRAVADORES

Os Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, são um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos. Semelhante em diversos aspectos ao escotismo, diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas. O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de 1 milhão e meio de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Segundo a diretora do grupo de Santo Antonio da Platina, Jaqueline Luizeto, os desbravadores trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos.

CONSELHO DE COMBATE AS DROGAS

Segundo o prefeito Wagner Martins em breve será montado o conselho de combate as drogas. Um grupo de pessoas da sociedade que deverão se reunir para contribuir com ações no combate as drogas. ?O consumo de drogas é um problema que não pode mais ser ignorado, mas esse não é só algo para polícia resolver. Para buscarmos um resultado efetivo é preciso envolver toda sociedade no âmbito educacional, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual, por isso consideramos importante a formação do conselho nesse desafio?, explicou o prefeito.

(30/06/2018)

Última modificação em 02/07/2018 00:00:00