Rondonistas se despendem com resultados positivos

A Operação Rondon encerrou nesta sexta-feira (03) as atividades no município de Ribeirão do Pinhal. Com início em 23 de julho, o grupo de 20 voluntários, sendo 17 alunos e 3 professores, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus de Jacarezinho - e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus de Cornélio Procópio desenvolveu durante duas semanas ações em várias áreas de conhecimento com oficinas, ruas de lazer, palestras, filmes e atendimento de saúde para comunidades carentes, atendendo inclusive o distrito da Triolândia e assentamentos.

Na manhã de quinta-feira (02) foi realizada uma cerimônia simbólica de entrega de certificados para os participantes das oficinas e com apresentações artísticas. Segundo o prefeito Wagner Martins (PSD) essa celebração é em agradecimento pela dedicação de todos que realizaram a Operação Rondon em Ribeirão do Pinhal. "Muitas pessoas me relataram a satisfação em participar das oficinas e outras atividades trazidas gratuitamente pelos rondonistas, por isso acredito que estes são os frutos que vão enriquecer a vida de alunos, professores e também da população. Por isso, minhas palavras são de muito obrigado a todos", comemorou.

Na ocasião o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Felipe Haddad Manfio, que participou do evento, falou sobre a importância das ações da Operação Rondon para comunidade. "As ações desenvolvidas são sementinhas plantadas para todos que participaram e com certeza vão lembrar para sempre delas. Parabéns a todos que abraçaram esse projeto e o tornaram possível", enfatizou Manfio.

A Operação Rondon é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proec), com a participação de Instituições de Ensino Superior parceiras e outras Instituições públicas e privadas. Seguindo os moldes do Projeto Rondon nacional, a Operação Rondon paranaense, traz como objetivo possibilitar a relação entre a Universidade e a Sociedade com ações transformadoras capazes de promover soluções aos problemas locais e regionais.

A diretora do Departamento de Cultura, Mayara Borges, considerou que a experiência de receber a Operação Rondon foi muito produtiva. "Acredito que os resultados foram muito positivos, foram cerca de 500 pessoas que participaram das oficinas e ainda temos as pessoas que foram beneficiadas mesmo sem receber certificado. Podemos dizer que a comunidade toda foi envolvida e sendo muito importante para nosso município", frisou.

A professora da UTFPR, Flavia Belintani Blum Haddad, relatou a importância de participar desse projeto para a formação profissional. "Essa foi a primeira vez que participei junto com os alunos da Operação Rondon e vejo que a partir dessa experiência todos nós vamos valorizar mais o que temos e vivenciamos na prática a cidadania, a solidariedade e o conhecimento".

O evento contou com a participação do ex-secretário do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes; diretores, professores e alunos das escolas do município e comunidade em geral.

________________

(03/08/2018)