Executivo participa de sabatina com alunos do Ensino Médio

O prefeito Wagner Martins (PSD) e membros da equipe do executivo receberam, na noite de quarta-feira (08), cerca de 60 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Hermínia Lupion para uma sabatina sobre variados temas a respeito da gestão.

Segundo o professor responsável, João Paulo Rocha, o projeto Geração Atitude tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e Ministério Público do Paraná, o Geração Atitude está presente em todas as escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. No Colégio Hermínia Lupion o tema foi desenvolvido com os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. "Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país", explicou Rocha.

Durante a visita o prefeito falou sobre as ações do poder executivo e cada secretário Municipal falou sobre as respectivas atividades. Na oportunidade os alunos apresentaram várias perguntas e trocaram experiências com o chefe do poder executivo. "Essa é uma ação muito importante para que os jovens compreendam seu papel como cidadãos. Parabenizo o professor João Paulo pela dedicação nesse trabalho. Eu que antes de conhecer melhor a política não me imaginava como prefeito agora considero que para mudar o atual cenário da política nacional é preciso incentivar iniciativas como essa, com a conscientização e participação dos jovens na política", ressaltou o prefeito.

Os alunos avaliaram que também gostaram muito dessa chance de conhecer como funciona do Executivo de Ribeirão do Pinhal. "As respostas apresentadas pelo prefeito pareceram bem construídas e embasadas, todos os secretários foram muito explicativos ao falar sobre seus departamentos e suas áreas de atuação na nossa cidade e conseguimos nos conectar mais com o desenvolvimento do município", afirmou o aluno Natan Silva.

Para Leonardo aluno do 2º ano B foi uma experiência positiva. "Conseguimos entender melhor como funcionam os cargos de secretários e pudemos entender as limitações que o prefeito tem em seu mandato, e que nem sempre as vontades em fazer melhorias são suficientes; pois dinheiro e forma de administração são o centro entre o bom e o mal funcionamento do município".

O professor João Paulo agradeceu pelo acolhimento e pela oportunidade que os alunos tiveram de esclarecer todas as dúvidas sobre a administração do município.

_____________

(14/08/2018)