TRE-PR prepara cadastro da biometria para Ribeirão do P

O prefeito Wagner Marins recebeu nessa segunda-feira (13) a visita do desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Adalberto Jorge Xisto Pereira, que veio informar sobre o recadastramento de todos os eleitores integrantes da zona eleitoral da Comarca de Ribeirão do Pinhal. Essa revisão que inclui além de Ribeirão do Pinhal também os municípios de Abatiá e Jundiaí do Sul que passarão a utilizar o sistema biométrico nas próximas eleições de 2018.

Segundo o TRE-PR o cadastro biométrico é obrigatório para todos os eleitores e o não comparecimento para recadastramento acarretará no cancelamento do título de eleitor e pode trazer uma série de problemas para o cidadão. A identificação pela digital do eleitor pretende aumentar a segurança no processo de votação. A meta é recadastrar os 20 mil eleitores da zona eleitoral 082. O procedimento tem início previsto para 02 de maio e segue até 07 de julho.

Mas o eleitor não precisa se antecipar. O cartório eleitoral ainda será preparado para receber os eleitores, com organização das equipes de trabalho e agendamentos.

Também participaram do encontro o prefeito de Abatiá, Nelson Garcia Junior, o juiz eleitoral Julio Cesar Vicentini e a chefe de cartório Renata Ferracin de Oliveira, onde foram debatidos os fatores que possibilitam o êxito no cadastramento dos eleitores, como agendamentos, equipes para atendimento, transporte, equipamentos e divulgação.

O prefeito Wagner considera de extrema importância a implantação do sistema biométrico para garantir a idoneidade das eleições e vai contribuir no recadastramento. “O sistema biométrico é muito importante porque vai diminuir a possibilidade de fraude nas eleições, vamos ajudar no que for possível para ajudar nesse trabalho”, destacou.

Priscila Dutra – assessoria de comunicação

(14/03/2017)