Saúde de Ribeirão do Pinhal inaugura ampliação de UBS

O sábado também foi dedicado ao atendimento especial do Outubro Rosa

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã deste sábado (20), a solenidade de inauguração da ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Família José Antonio de Moraes, mais conhecido como Posto da Mulher.

Com Recursos Federais de R$ 217.581,38 a obra contemplou ampliação de aproximadamente 202 m². A nova área conta com espaços como consultórios médicos, triagem, vacina, curativos, procedimentos e sala de reunião.

Segundo o prefeito Wagner Martins (PSD) melhorar a área da saúde é uma de suas prioridades e agradeceu a toda equipe pela dedicação. "Essa é uma das obras prevista para a área da saúde, além da renovação da frota de veículos, que tem o objetivo de garantir um melhor atendimento a nossa população. E para melhorar cada vez mais nossa área de saúde contamos também com o esforço e dedicação da equipe profissional, que também merece receber melhorias para o ambiente de trabalho", afirmou o prefeito.

A dona de casa Maria Isabel Oliveira ficou muito satisfeita com esse novo espaço. "O atendimento do posto da mulher é muito bom, e essa nova parte ficou muito bonita".

OUTUBRO ROSA

O sábado também foi dedicado para o Dia D do Outubro Rosa, na UBS da Família. Com objetivo de conscientizar e incentivar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer, principalmente o de mama e colo do útero.
As mulheres puderam fazer exames preventivos, testes rápidos de HIV e sífilis e receber orientações em uma palestra com Dr. Rodrigo Otávio Moinhos. Esse dia de ação recebeu também o apoio do Lions Club, que distribuiu brindes as mulheres que participaram da campanha neste sábado.

A recomendação é que o autoexame seja feito em qualquer idade, por ser o melhor modo de se prevenir contra o câncer de mama, detectando-o no início, aumentando muito a chance de cura e a qualidade de vida. Caso a mulher sinta algo diferente durante a apalpação, deve procurar um posto de saúde.

A secretaria Municipal de Saúde, Vanderlene Silveira de Rezende, explicou que esses dias de ação aos sábados visam ajudar as mulheres que trabalham a terem oportunidade de comparecer a UBS para fazer os exames. O mês de outubro é especial por causa da Campanha Nacional contra Neoplasia (Câncer de mama e colo de útero), mas a equipe está à disposição de quem precisar durante todo o ano. "É importante fazer os exames porque o câncer detectado estágio inicial tem grande chances de cura, mas para isso as mulheres precisam vir até ao posto para fazer os exames preventivos, nossa equipe está preparada, e caso necessário também encaminhará para exames mais especializados", ressaltou Vanderlene.

O movimento que leva esse nome é lembrado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e defende a participação da população, empresas e entidades na prevenção.

______

(22/10/2018)