Ribeirão do Pinhal recebe caminhão para coleta de material reciclável

Um caminhão zero quilômetros para coleta seletiva do lixo reciclável foi entregue para Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, nesta quarta-feira (28). O veículo no valor de R$ 290 mil foi adquirido por meio de um convênio com o Governo Estadual no Programa Reciclo Paraná, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná em parceria com a Sanepar, o Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar) e Itaipu Binacional.

Segundo o prefeito Wagner Martins (PSD) o novo veículo será muito importante para as ações ambientais que pretende promover e para melhorar o trabalho dos catadores de material reciclado. "Esse caminhão é o primeiro passo para efetivar as atividades da coleta seletiva em Ribeirão do Pinhal e a formação da Associação de catadores de material reciclável. Em breve devem chegar os demais equipamentos para oferecer melhores condições para os recicladores trabalharem de forma mais ágil e segura, proporcionando condições adequadas de trabalho e renda. Agradecemos ao apoio do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, que destinou uma emenda garantindo a vinda desses equipamentos para nosso município", frisou o prefeito.

O Sistema Integrado de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná, além de promover a preservação do meio ambiente e se preocupar com a saúde pública, é inovador no que tange a sustentabilidade dos recicladores e conscientização da população através da educação ambiental. Além da do aumento da receita das famílias, uma vez que, a proposta do programa é criar grupos de economia solidária que dividam os lucros entre eles.

As catadoras Luzia Aparecida Martins e Sueli Aparecida Bonifacio de Almeida representaram os membros da associação na entrega do caminhão e estão muito confiantes com os novos equipamentos.

Também estiveram presentes na entrega do veículo o chefe de gabinete, Eneucino Iel, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente , Alcidio Balduino de Souza Junior, e os vereadores Willian Antonio Paiva, Rodrigo Lanini Borges, Pedro Renildo Otávio e Hélio Lopes da Silva.

______

(28/11/2018)