[email protected]
Rua Paraná, n.º 983 - Centro - Ribeirão do Pinhal/PR
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal


Jovens de Ribeirão do Pinhal participarão do Festival Paranaense de Xadrez


Nove enxadristas vão representar Ribeirão do Pinhal no Festival Paranaense de Xadrez, entre os dias 05 e 07 de abril em São José dos Pinhais. O evento promovido pela Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) é a maior competição das categorias Sub 08 a Sub 18, no Estado.

A equipe Ribeiro-Pinhalense treinada pelos professores Marcos Harada e Rogério Bernardo é a atual campeã geral por equipes do Circuito Pé Vermelho de Xadrez (CPVX) composta por alunos da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, Colégio Estadual Hermínia Lupion, Colégio Univérsitas e também da Escola Municipal Nova Carvalho da qual terá o maior número de participantes no Festival.

Segundo o professor Harada os representantes serão João Lucas Cesar de Proença, atual campeão do CPVX e detém a incrível marca de 28 partidas invicto dentro do circuito vencendo as últimas 5 etapas. Ele é ainda o atual vice-campeão paranaense escolar. As irmãs Pereira de Carvalho, Emanuelli campeã da 1ª etapa do Circuito em 2019 e Ana Caroline que é atual 3ª lugar no Paranaense Escolar. As alunas Nicolly Fernanda Alves Rodrigues e Ana Julia de Oliveira também vêm se destacando nas competições que participaram, ambas são as campeãs gerais em suas categorias no CPVX. Os alunos Guilherme Fernandez Fraiz Cesar e Cassio Henrique do Nascimento chegam ao Festival como vice-campeões em suas categorias no CPVX. José Carlos D?Oliveira Júnior é o atual campeão do CPVX na categoria sub-16, e vem para o seu primeiro Festival. E a aluna Yasmin Malaquias de Souza que foi a última aluna a se classificar, sendo a caçula da equipe, vai para a primeira participação no Festival Paranaense de Xadrez.

Para o professor Marcos Harada, um dos responsáveis pelo projeto de xadrez, os alunos vão sentir um pouco por ser uma competição diferente e cansativa, mas tem grandes chances. "É uma competição diferente das que os alunos estão acostumados, a modalidade lá será o xadrez pensado (1h30 para cada jogador) podendo uma partida durar até 3 horas. Mas temos alunos experientes que já estiveram no Festival em 2018 e a ideia é de melhorar nossa classificação", salientou Harada.

O projeto de xadrez entra para o seu quarto ano com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e também do Estado através das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo.  "Vale ressaltar também o apoio dos pais e das professoras Rosilene Borges e Luciana Cristina que acreditaram no projeto e sempre estiveram juntas no intuito de fazer crescer o Projeto do Xadrez, acreditando ser uma das ferramentas para o sucesso escolar", completou Professor Marcos.

O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Wagner Martins (PSD), recebeu os enxadristas no gabinete para parabenizar pela dedicação no esporte e desejar boa sorte nessa importante competição. "Acredito que incentivar a prática esportiva é muito importante para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e jovens. Por isso, parabenizo o esforço desses alunos e professores. Desejo que alcancem bons resultados na competição, mas acima de tudo saibam que já são vencedores", enfatizou o chefe do Executivo.

O professor Rogério Bernardo ainda acrescenta que, as vagas conquistadas no Festival Paranaense de Xadrez, promovido pela FEXPAR, são frutos de anos de trabalho e dedicação à modalidade, através da participação em variados torneios na região, sempre contando com o apoio incondicional dos pais e comunidade escolar, contando inclusive com a conquista do 4° lugar do Estado por equipes nos Jogos Escolares do Paraná Fase Final em 2018. Isso sem falar nos inúmeros benefícios da prática do xadrez para o educando.

____

Assessoria de comunicação

(29/03/2019)


  • Compartilhe:
  • PP

Última modificação em 02/04/2019 00:00:00

  Imagens

Avalie Nossa Página

Confira as avaliações desta página

0 / 250