Ribeirão do Pinhal celebra reinauguração do CMEI Vó Zaíde

Em mais uma conquista em prol da educação municipal foi apresentada a comunidade nesta sexta-feira (26) a finalização das obras de reformas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Zaíde.

Construída em 2000 a instituição de ensino atende atualmente cerca de 115 crianças, de zero a cinco anos, mas apresentava diversos problemas que causava grandes transtornos para alunos e funcionários. Preocupado em recuperar esse CMEI a administração municipal realizou uma reestruturação completa como uma adaptação na cozinha, mudança na instalação de gás, impermeabilização da laje dos banheiros, colocado manta térmica no telhado, troca de telhas quebradas, reparos estruturais e na parte elétrica, troca de pisos cerâmicos em algumas salas. O espaço entre o prédio principal e a cozinha recebeu uma cobertura e paredes laterais para criar um refeitório, além de adequação da frente para uma recepção e pintura completa. Segundo dados do departamento de planejamento essas ações totalizaram cerca de R$ 85 mil, vindos de recursos próprios da administração municipal investidos a fim de proporcionar espaços cada vez mais acolhedores e seguros para o aprendizado.

O CMEI recebeu também equipamentos permanentes e de informática, a instalação de interfone elétrico no portão para melhorar a segurança no acesso ao interior da instituição, um apoio na área pedagógica com uma coleção de livros infantis e um playground externo para área de lazer.

A solenidade contou com a presença do prefeito Wagner Martins, do chefe de gabinete Eneucino Iel, da secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, dos vereadores Divanete de Souza, Hélio Lopes e Reginaldo Terra, equipe da secretaria de Educação, diretoras Silvana Mossato Bordin (Escola Municipal Marcelino Nogueira), Bianca Mônica Malanowski da Silva (Cmei Irmã Josiane), Valdineia Fatima de Souza Zanni (Escola Municipal Tancredo Neves), professores e demais funcionários do CMEI, alunos e pais ou responsáveis.

Também participaram os líderes religiosos, Padre Donizete da Silva, pároco do Santuário do Divino Espírito Santo, e Pastor José Carlos de Carvalho, da Igreja Assembleia de Deus, que deram uma benção conjunta para esse novo momento desta instituição de ensino.

De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura a recuperação do espaço físico é muito importante para criar um ambiente propício ao pleno desenvolvimento das atividades educacionais e lúdicas. "Quem consegue sentir a alegria estampada no rosto das crianças que frequentam esse CMEI sabe o que esta reinauguração representa. Obrigada aos pais por confiarem no trabalho de nossa equipe e a dedicação de todos os profissionais. Um obrigado especial para nosso prefeito por juntamente conosco sonhar e tornar esse sonho realidade para benefício dos nossos educandos", comemorou Terezinha.

A diretora Terezinha de Fátima Cornélio agradeceu pelo trabalho realizado na reforma que atendeu as necessidades da instituição. "Em nome do CMEI Vó Zaíde agradeço ao empenho dos responsáveis pela reforma desse espaço onde as crianças podem se socializar, brincar e aprender. Nós tivemos muita liberdade junto à equipe de planejamento da prefeitura para passar os pontos que precisávamos melhorar e nossas ideias foram realizadas o que contribui muito para atender nossas reais necessidades", explicou.

O Prefeito Wagner reforçou que a recuperação da estrutura das Escolas e Cmeis é um compromisso e um reconhecimento a importância das instituições de ensino do município. "A educação é uma prioridade para garantir dignidade e um futuro melhor a nossas crianças e promover essas reformas representam nosso respeito a esse setor e aos profissionais. Temos sim muitos motivos para comemorar essa reinauguração do CMEI Vó Zaíde porque representa uma vitória de toda a equipe que se dedicou em realizá-lo da melhor forma possível. Acredito que melhorar a estrutura das escolas melhora até mesmo o rendimento no aprendizado das crianças, porque é um novo ambiente. Esse é o nosso compromisso de sanar os problemas das Escolas Municipais e Cmeis para garantir o melhor para alunos, professores e funcionários, dentro do que é possível no nosso orçamento", ressaltou o chefe do executivo.

Este Centro Municipal de Educação Infantil recebe o nome da professora Zaíde Negrão Serra, que dedicou 34 anos à educação dos munícipes ribeiro-pinhalenses e ficou conhecida como Vó Zaíde. Na inauguração, em 2000, foi homenageada ao ter o nome na instituição.

(29/04/2019)

Última modificação em 29/04/2019 00:00:00