Serviço de limpeza de fossas começa ser executado em Ribeirão do Pinhal
A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, começou nessa semana o trabalho de limpeza de fossas do município. Cerca de 100 residências estão cadastradas solicitando o serviço de limpeza de fossa, principalmente em áreas que ainda não tem o serviço da rede de esgoto e famílias carentes que não podem pagar.
Segundo o secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Junior (o Tuco), desde que a Sanepar deixou de prestar esse serviço se acumularam as solicitações e a gestão se empenhou em solucionar. "Muitas famílias nos procuravam pedindo ajuda para limpeza da fossa, mas não tínhamos o que fazer. Mas, nessa gestão com a chegada do tanque próprio para fazer a sucção e os equipamentos necessários podemos atender esses pedidos e ajudar essas famílias que em alguns casos já estão com a fossa transbordando", esclareceu Tuco.
O serviço de limpeza de fossas seguirá cronograma elaborado pela equipe da secretaria responsável. Os interessados devem procurar a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para incluir a residência na lista. O secretário Tuco informou também que a partir de semana que vem será realizado um mutirão para limpeza das fossas no Distrito da Triolândia.
Moradora do bairro Vila Hermínia, a dona de casa Sueli Aparecida Bonifácio de Almeida estava agradecida por conseguir essa limpeza na fossa de casa. "Ficar muito tempo sem limpar a fossa é complicado porque traz mal cheiro, principalmente quando chove. Que bom que agora podemos contar com esse serviço pela prefeitura", disse Sueli.
O prefeito Wagner Martins (PSD) reafirmou o quanto considera importante esse trabalho de limpeza das fossas. "O saneamento básico é fundamental para garantir um ambiente saudável a nossa população e saber dessa dificuldade, principalmente para famílias carentes, era uma grande preocupação para mim como gestor por isso nos empenhamos em conseguir recursos para esses equipamentos".
O prefeito também tem projetos para aumentar o serviço de coleta de esgoto. "Outra medida que temos nos empenhado é em conseguir novos projetos junto a Sanepar para ampliar a rede de esgoto do município. Tivemos alguns entraves que atrasaram a conclusão da ampliação da rede, mas que já estão sendo solucionados e em breve a rede vai atender cerca de 78% da área urbana e aumentar a qualidade de vida de nossa população", finalizou Martins.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.