Os primeiros passos para criação da associação dos catadores de materiais reciclados - Recicla Pinhal foram dados na tarde da última quarta-feira (03) em uma reunião com trabalhadores que já atuam na coleta de material reciclado e interessados em aderir à atividade.
O objetivo é fomentar a atividade na cidade incentivando a separação de material reciclável, buscando o bem comum para livrar o meio ambiente de materiais poluentes, ao mesmo tempo, que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores responsáveis pela coleta seletiva no município.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Jr (o Tuco), a gestão de resíduos é um grande desafio para o município. "A falta de uma coleta seletiva mais eficiente reduz e muito a vida útil do aterro sanitário, por isso é importante promover alternativas que contribuam para reduzir o descarte de materiais que podem ser reaproveitados".
O prefeito Wagner Martins (PSD) acredita que depois de finalizada a documentação do caminhão para coleta seletiva é o momento dar continuidade nesse projeto e ajudar os catadores no que for necessário. "O caminhão vai ajudar bastante porque acaba com o trabalho manual de recolher os materiais nas ruas e agora vamos ajudá-los com a parte burocrática da formação da associação, providenciar um espaço onde os associados possam trabalhar, além de continuar buscando recursos para compra de equipamentos próprios para as atividades deles", assegurou o chefe do executivo.
A vereadora do município de Abatiá, Sirleia Reginaldo (a Leia), que acompanhou desde o início a associação de Abatiá, esteve nessa reunião e considera que a associação de Ribeirão do Pinhal começa com muitos pontos positivos. "Aqui vocês já vão ter um caminhão novo para fazer a coleta e o apoio da prefeitura para começar a associação e isso não tivemos em Abatiá, estamos a muito tempo batalhando sozinhos. Vocês devem aproveitar essa chance e trabalhar unidos para realmente dar certo", ressaltou.
Escolhida pelos futuros associados da Recicla Pinhal como presidente da associação a catadora, Luzia Aparecida Martins Farias, comemora esse importante passo. "Criar essa associação é um sonho antigo. A um tempo atrás o pessoal tentou, mas não deu certo porque não tivemos apoio, agora vamos aproveitar essa chance e lutar para ser diferente". Luzia falou também dos benefícios de acredita virão com a associação. ?Catar os reciclados nas ruas é muito difícil porque estamos sozinhos, já a associação vai ajudar na venda e para melhorar as condições do nosso trabalho".
A diretoria da associação ainda terá Clovis Damasceno como vice-presidente, Sueli Aparecida Bonifácio de Almeida como primeira tesoureira, Ezequiel dos Santos como segundo tesoureiro, Marta Aparecida da Silva como primeira secretária e Florisvaldo Percival da Silva como sendo secretário. Os demais associados representaram os fiscais com o compromisso de fiscalizar o desenvolvimento das atividades, mas também de ajudar no que for necessário.
Outra medida que o prefeito Wagner e o secretário Tuco consideram importante para ajudar a associação é cuidar da educação ambiental. "Vamos promover campanhas de orientação sobre a coleta seletiva nas escolas e em outros segmentos sociais. Isso vai ajudar os catadores, mas também pretende impactar de forma positiva no comportamento da população para separar melhor o próprio lixo", explicou o secretário.
Igualmente importante a equipe da prefeitura também vai buscar trazer cursos de capacitação para os catadores. "Esse tipo de curso poderá ajudar os catadores a realizar o trabalho de forma mais eficiente e dessa forma lucrar ainda mais, finalizou o prefeito".
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.