As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ribeirão do Pinhal receberão em breve um importante reforço para o atendimento dos pacientes. A Câmara aprovou na semana passada a Lei nº 2.036/2019 de autoria do Poder Executivo, que autoriza a realização de chamamento público para contratação de profissionais que vão prestar serviços na área da saúde, voltado principalmente para médicos.
A lei aprovada estabelece que a contratação dos profissionais será pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, caso seja comprovada a situação excepcional, até que seja possível realizar novo concurso público. Segundo o vereador Hélio Lopes da Silva a medida é necessária para garantir o atendimento. "Fui favorável, pois devido saída dos médicos concursados, o atendimento ficou prejudicado, mas temos que fazer o possível para resolver essa questão porque os postos de saúde não podem ficar sem médicos para atender nossa população", afirma o vereador.
A secretária Municipal de Saúde, Vanderlene Silveira de Rezende, explica que as contratações são necessárias. "Com os pedidos de exoneração, por motivos pessoais, que os médicos aprovados no último concurso fizeram e o recente desligamento da Dra. Monica Rostello do Programa Mais Médicos o quadro de profissionais nas UBSs ficou desfalcado e precisamos com urgência providenciar a contratação de médicos para suprir a demanda e evitar formação de filas de espera que refletem em agendamentos distantes, porque quem está doente tem pressa para ser atendido com dedicação e eficiência. Estamos cientes dessa necessidade e estamos trabalhando para resolvê-la".
A Prefeitura deve lançar os editais nos próximos dias, e a expectativa é que os aprovados comecem a atuar entre outubro e novembro deste ano.
Contudo, o prefeito Wagner Martins garante que assim que for possível vai providenciar realização do concurso público para garantir uma consolidação no quadro de profissionais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.