[email protected]
Rua Paraná, n.º 983 - Centro - Ribeirão do Pinhal/PR
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal


Ações de educativas e ação social marcam Semana Municipal de Conscientização contra as drogas


Pelo terceiro ano consecutivo Ribeirão do Pinhal realizou a Semana Municipal de Conscientização contra as drogas. As ações promovidas pelo Conselho Municipal Antidrogas em parceria com a Prefeitura e Igrejas Cristãs, que começaram no sábado passado (22) e terminaram neste sábado (29) com o Dia D pela Vida, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção às drogas.

A programação começou com uma gincana para descontrair. Na segunda-feira (24) as atividades educativas e de descontração foram voltadas para grupo da Melhor Idade de manhã e com os idosos do Lar São Vicente de Paulo, à tarde, organizado pelos membros da igreja Caminho para Cristo. Na terça e quarta-feira (24 e 25) as crianças do Ensino Fundamental das Escolas Municipais (Marcelino Nogueira, Nova Carvalho, Carlito Thomé da Silva e Tancredo Neves), Colégio Universitas e Escola Especial Despertar (APAE) receberam o teatro de fantoches da igreja Assembleia de Deus.

A diretora da Escola Municipal Marcelino Nogueira, Silvana Mossato Bordin, avaliou que o teatro de fantoches foi muito interessante. ?Nós professores gostamos muito do teatro, que trouxe um conteúdo sério de uma forma lúdica e as crianças amaram. Todos os participantes estão de parabéns?, afirmou.  

Na terça-feira foi apresentado também o teatro sobre as drogas, produzido pelos jovens da Comunidade Caminho para Cristo. A apresentação aconteceu como parte do evento de lançamento do Projeto Polícia Mirim Integrada de Ribeirão do Pinhal. Segundo o presidente do Conselho Antidrogas, Anderson de Assis Costa (o Serapião) o objetivo foi de para levar aos novos soldados mirins e suas famílias a mensagem de que os males do mundo podem corromper e te derrubar, mas existe uma força maior e libertadora para te resgatar.  

Na quarta-feira (26) a equipe do CRAS e da Polícia Civil ministraram uma palestra sobre o tema ?Drogas e seus efeitos nocivos?, para os jovens entre 11 e 17 anos do Distrito rural da Triolândia. Na quinta-feira (27) foi apresentado no Centro Cultural o filme ?Para salvar uma vida?, que aborda atitudes dos jovens sobre o bullying, drogas, relacionamentos familiares e a religião. 

A passeata pela Vida, realizada na sexta-feira (28), reuniu cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos para chamar a atenção sobre os perigos das drogas. O objetivo segundo os organizadores era também de levar uma mensagem de esperança para quem busca se libertar do problema do vício. Com faixas e cartazes participaram da manifestação os jovens da Polícia Mirim, o grupo da Melhor Idade, alunos e professores das Escolas Municipais e da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, movimentaram a manhã de Ribeirão do Pinhal com uma caminhada que percorreu as ruas do centro da cidade, saindo do Ginásio de Esportes e encerrando em frente à Prefeitura.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, considera muito importante a participação das escolas nessas atividades. ?Temos um papel muito importante na vida dos nossos alunos e por isso, devemos incentivar a participação em ações como essas para tentar evitar que entrem nesse caminho e também resgatar os que se perderam?.

 No sábado (29) será o encerramento com o Dia D pela vida, com diversas ações sociais gratuitas e rua de lazer para as crianças, na Praça Erasmo Cordeiro. O evento teve também um palco para apresentações culturais, louvores, testemunhos e a participação da Fanfarra da Escola Especial Pe. Jan Kosk (APAE de Abatiá).

O presidente do Conselho Antidrogas ressalta a importância do engajamento de todos em ações como estas. ?Nossa ideia é fortalecer o resgate das drogas com apoio que a religião pode oferecer para as pessoas que se encontram em situação de vício nos mais variados tipos de drogas, lícitas e ilícitas. Começamos com uma ideia pequena e a cada ano está crescendo, mas precisamos de mais parceiros para ampliar estas ações de forma efetiva. Estamos de braços abertos para acolher a todos que venham para somar?, ressaltou Serapião.

O prefeito Wagner Martins (PSD) parabenizou todos pelos eventos e reforçou o apoio as ações do Conselho Municipal Antidrogas. ?Queremos fazer a nossa parte para alertar sobre esse grande mal que são as drogas e as consequências que elas trazem e estamos abertos para ajudar o Conselho no que for possível neste trabalho tão importante?, finalizou. 

_____

Assessoria de Comunicação

(28/06/2019)


  • Compartilhe:
  • PP

Última modificação em 01/07/2019 00:00:00

Avalie Nossa Página

Confira as avaliações desta página

0 / 250