Final do Fetam revela talentos e incentiva a cultura em Ribeirão do Pinhal

As cantoras Mobi Colombo Letícia Coimbra fizeram parte do juri

Duas noites de festa marcaram a final do Festival de Talentos Municipal de Ribeirão do Pinhal (FETAM), que aconteceu nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/nov), no Centro Cultural José Martins Sobrinho, com alunos das escolas do município. Além de revelar talentos o objetivo do festival foi de desenvolver nos alunos o gosto pela música e pela arte, incentivando valores pessoais e expressão corporal numa integração da comunidade e família no meio escolar.

O FETAM desde o início do ano realizou as fases classificatórias, em cada escola, nas categorias canto e dança de 1º e 2º anos, de 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental II e ensino médio, selecionando 58 finalistas, para 36 apresentações de canto e 22 de dança, com alunos das Escolas Municipais Nova Carvalho, Marcelino Nogueira, Tancredo Neves, Carlito Thomé da Silva e Triolândia, da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, da Escola de Tempo Integral Padre Luiz Gonzaga de Souza Vieira, Colégio Universitas e Escola Especial Despertar.

Uma das idealizadoras do projeto do festival, Mayara Socorro Aparecida Borges, falou sobre a emoção de ver o crescimento da ideia.  "É emocionante ver o quanto nosso festival tem crescido ano a ano. Ele começou em 2015 só na Escola Nova Carvalho. Em 2017, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, o evento se tornou o FETAEM, com a participação de três escolas municipais. Em 2018 abriu para além das escolas municipais e teve a participação de cinco instituições. Nesse ano de 2019 com muita alegria recebemos a participação da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa e da Escola Especial Despertar, tornando-se assim o FETAM, maior do que podíamos imaginar anos atrás, mas muito feliz em acolher todos que confiaram no nosso sonho", comemorou Mayara

O prefeito Wagner Martins (PSD) e a secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, parabenizaram a todos os participantes e ressaltaram a importância do evento. "Nosso total apoio para realização do FETAM porque considero muito importante para incentivar as atividades culturais envolvendo crianças, professores, diretores e as famílias. Todos estão de parabéns pelo evento lindo e que também contribui para revelar talentos de nossas crianças e incentivar a cultura", frisou o prefeito.

Na quinta-feira fizeram parte do júri Marcos Vinicius, Beatriz e Luiz Henrique Souza da equipe V7L, de Bandeirantes e também a dupla Hernandes e Eduardo, de Abatiá.

A cantora Mobi Colombo e o irmão Maicom Colombo Junior participaram do júri na sexta-feira. Mobi, natural de Santa Fé (PR), a jovem apaixonada por música, ganhou visibilidade nacional quando chegou a semifinal do programa The Voice Brasil da Rede Globo. Maicom é músico experiente e formou junto com a irmã o grupo Béla Musique onde se apresentam em casamentos e eventos sociais. Outra participação especial no júri do Fetam foi a cantora Leticia Coimbra que canta profissionalmente desde 19 anos, ganhou grande projeção nacional através do 'Domingão do Faustão', no qual participou do quadro Imitadores, fazendo Ammy Winehouse. O júri contou também com a presença do músico João Paulo Alves Sampaio, da professora de artes Cinthia Layanne Nogueira Sampaio. Todos os convidados para compor o júri participaram de forma voluntária, sem custo.

A seguir temos o resultado do FETAM 2019.

Canto - Fundamental II e Médio

1° - Beatriz Alvarenga de Almeida - 13 anos - Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa

2° - Jéssica Luana Rodrigues- 28 anos - Escola Despertar

3° - Felipe Emanuel de Souza Oliveira - 11 anos - Colégio Univérsitas