Ruas recebem nova sinalização

Vários pontos da área urbana de Ribeirão do Pinhal estão recebendo durante essas semanas a nova sinalização horizontal e vertical. O objetivo é de melhorar a orientação de motoristas e pedestres. Os principais serviços que estão sendo executados são a pintura de faixas de pedestres, pintura de lombadas, vagas de estacionamentos e vagas especiais. O projeto prevê também a mudança de alguns sentidos de ruas, entretanto, as mudanças só entraram em vigor depois de vistoria.

A ação é uma parceria da Prefeitura com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que estabelece o reforço na sinalização de trânsito em ruas da área urbana no entorno das escolas e vias de maior circulação. Os recursos são do Governo do Estado do Paraná, e a licitação foi coordenada pelo Detran, que fez um estudo de tráfego, conforme as normas do Contran e executou o projeto. O investimento foi de R$128.384,87 e inclui troca de cerca de 300 placas, além da pintura de faixas e travessias.

O projeto de sinalização é uma demanda antiga e foi viabilizado com a ajuda do Deputado Estadual, Evandro Araújo.

Segundo o diretor-geral do Detran, Cesar Vinicius Kogut, para reduzir o número de mortes e acidentes é preciso investir em engenharia, sinalização e educação e esses projetos de sinalização visam criar condições de reforçar a segurança no trânsito.

Segundo o diretor do departamento de planejamento do município, Max David Ramos Pauliv, o trabalho ainda está sendo executado e as mudanças ainda não estão em atividade, por isso as placas estão cobertas com plásticos. "Quando estiver tudo finalizado a equipe do Detran virá para fazer uma vistoria final, para as mudanças começarem a valer, se caso houver algum erro na execução do projeto, o Detran fará as correções necessárias. Depois da liberação a população ainda terá um prazo de trinta dias para adaptação", esclarece.

O secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Daniel Vicente de Oliveira, explica que todas as mudanças em relação direção das ruas foram apresentadas no projeto elaborado pelo Detran com apoio do setor de planejamento e aprovadas em audiências públicas do Plano Diretor Municipal. As mudanças também passaram por análise da Câmara de Vereadores, com a aprovação da Lei nº 2.026/2019.

Garantir um trânsito mais seguro e organizado é necessário para o desenvolvimento da cidade. O prefeito Wagner Martins (PSD) pede paciência aos pedestres e motoristas, para adaptação. "Todas as mudanças trazem alguns transtornos no início, mas são necessárias para melhorar o fluxo e organização da nossa cidade. Qualquer pessoa que more aqui em Ribeirão do Pinhal há mais tempo percebe o quanto tem aumentado o fluxo de veículos, por isso o projeto avaliou que as mudanças seriam necessárias, por isso pedimos atenção até que todos possam se adaptar. A nova sinalização vai trazer diversas melhorias", salienta o prefeito.

SENTIDO ÚNICO

Com esse projeto algumas ruas de maior tráfego passam a ter sentido único. São elas:

Rua Paraná - somente para sentido da rua Marcionílio Reis Serra em direção a rua Espírito Santo, desconsiderando o trecho de contorno da praça Erasmo Cordeiro (sobe).

Rua Júlio Farah - somente sentido da Espírito Santo em direção a rua Marcionílio Reis Serra (desce).

Rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa - tráfego somente da rua João Rodrigues de Oliveira para a Avenida Silveira Pinto (sobe)

Rua São Paulo - tráfego somente da Avenida Silveira Pinto sentido a rua João Paulo II (desce). Lembrando que essa rua já tinha sentido único a partir da rua Abel Amaral dos Santos e agora se estenderá até a chegar a avenida.

ROTAS DE CAMINHÕES

Essa rota de caminhões tem objetivo de melhorar o tráfego de veículos de grande porte, diminuindo risco de acidentes. O trajeto compreenderá a descida da rua Raul Curupaná, virando a direita na rua Amélia Naufal sentido avenida Silveira Pinto. No percurso contrário os caminhões devem virar a direita na rua Dr. Marcelino Nogueira até a rua Raul Curupaná para seguir sentido Jundiaí do Sul.

----------------------

31/03/2020