Linhas de crédito especiais para microempreendedores

A Fomento Paraná disponibilizou neste mês de abril o Programa Paraná Recupera, que foi criado para aliviar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esse programa traz empréstimos com créditos de R$ 1.500 a mais de R$ 200 mil para financiar principalmente o capital de giro de empresas de todo o estado.

A iniciativa também disponível para empreendedores de Ribeirão do Pinhal que visa garantir a manutenção de empresas locais através de acesso à linha de crédito emergencial para capital de giro direcionado a informais, microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas está sendo conduzida pela Sala do Empreendedor.

QUEM TEM DIREITO

Empreendedores que iniciaram uma atividade informal até 31 de dezembro de 2019 poderão ter acesso a até R$ 1,5 mil. Quem já abriu um CNPJ e se formalizou, mas está há menos de um ano no mercado, terá acesso a um limite de R$ 3 mil

Empreendedores formalizados há mais de 12 meses, como microempreendedores individuais, micro ou pequena empresa, terão acesso a um limite de R$ 6 mil. "Para as três faixas, a taxa de juros será de 0,41% ao mês e o prazo para pagamento será de 36 meses, com direito a 12 meses de carência. Os recursos serão liberados em até três parcelas", explica a agente de crédito e responsável pela Sala do Empreendedor de Ribeirão do Pinhal, Aline Ramos Correa.

Outra linha, de R$ 160 milhões, disponibiliza capital de giro entre R$ 6 mil e o limite de R$ 200 mil para micro e pequenas empresas (faturamento anual até R$ 4,8 milhões), por meio de uma linha de crédito tradicional, com recursos repassados pelo BNDES. Nesse caso, a taxa de juros disponível será a partir de 0,68% ao mês e o prazo para pagamento de 60 meses, incluindo uma carência de até 12 meses. A liberação dos recursos será vinculada a um compromisso das empresas com a manutenção de salários.

Para fazer o cadastro o empresário precisa reunir a digitalização dos seguintes documentos: identidade (RG ou CNH); comprovante de endereço (pessoa física); dados de conta corrente; identidade (RG ou CNH) do cônjuge ou companheiro ? se for o caso; declaração pessoal assinada pelo solicitante de que exerce atividade como empreendedor; e selfie com um documento em mãos, seja RG ou CNH.

Com todos os documentos em mãos, é preciso iniciar o cadastro para o pedido da linha de crédito no site do Fomento Paraná. É importante que o empresário esteja ciente que o dinheiro não é liberado no momento do pedido e sim, em aproximadamente uma semana.

Segundo dados da Fomento a instituição recebeu mais de 10.000 propostas de financiamento em pouco mais de uma semana, depois que o programa foi lançado. A partir desse marco legal está sendo ajustado os sistemas às novas condições, para atender toda a demanda.

SUSPENSÃO DE PAGAMENTOS

A Fomento Paraná alerta os empreendedores que já possuem contratos com a instituição que é possível solicitar a suspensão dos pagamentos das parcelas do crédito concedido por até 90 dias.

A renegociação é facilitada, sem pagamento de tarifas, e permite inclusive estender o prazo. No microcrédito (até R$ 10 mil para pessoa física e até R$ 20 mil para pessoa jurídica), por exemplo, que é contratado em 36 meses, o prazo pode ser estendido para 60 meses, o que reduz o valor das parcelas futuras.

BANCO DA MULHER PARANAENSE - MICROCRÉDITO

Outra opção para ajudar as empreendedoras paranaenses é a linha de financiamento para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias, e assim estimular o empreendedorismo feminino e gerar emprego e renda no estado.

Podem aderir microempreendedoras Individuais (MEI), Empresária Individual (EI), ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e também empreendedoras informais ou profissionais autônomas, que precisam modernizar ou ampliar as atividades em negócios na indústria, comércio ou serviços, cujo faturamento anual seja de até R$ 360 mil.

As empresas com mais de 12 meses de atividade podem solicitar empréstimos de R$ 6 mil a R$ 20 mil, com juros a partir de 0,76%a.m.

Pessoas físicas ou informais com menos de 6 meses de atividade podem conseguir até R$ 5 mil e acima de 6 meses crédito até R$ 10 mil

Basta procurar a agente de crédito do município que atende na Sala do Empreendedor, instalada na Prefeitura ou consultar o site da Fomento Paraná.

____________

Fonte: www.aen.pr.gov.br e www.fomento.pr.gov.br