Os alunos das escolas municipais, dos centros municipais de educação (Cmeis) e o grupo da Melhor Idade percorreram a rua São Paulo até a praça Erasmo Cordeiro, nessa segunda-feira (29), numa animada passeata para conscientizar a população de Ribeirão do Pinhal sobre a importância do Movimento do Maio Amarelo.
Essa ação que é nacional realizada durante todo o mês de maio mobiliza diversos setores da sociedade e tem objetivo de chamar a atenção da população sobre o alto índice de mortes provocadas por acidentes no país e no mundo e a importância da educação para mudar essa situação e melhorar o trânsito.
Participaram da passeata cerca de 200 crianças de 4º e 5º anos das Escolas Municipais Marcelino Nogueira, Tancredo Neves, Nova Carvalho, Carlito Thomé da Silva e as crianças dos Cmeis Irmã Josiane e Vó Zaíde. O grupo da Melhor Idade, após o horário do alongamento, também participou da passeata com mais de 100 pessoas. A ação contou com apoio da secretária municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, a secretária municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Liliani de Souza Ribeiro, alguns professores e funcionários das escolas e secretarias. Também a passeata teve a participação do Presidente da Câmara de Vereadores, William Antonio Paiva, e equipe da Polícia Militar.
A passeata foi apenas uma das ações desenvolvidas durante esse mês nas escolas municipais e Cmeis de Ribeirão do Pinhal para promover a educação no trânsito. Professores e funcionários se dedicaram em elaborar palestras, atividades lúdicas sobre o trânsito e até mesmo visita ao Centro de Formação de Condutores. Representantes do Detran-PR de Jacarezinho também promoveram uma palestra para os motoristas da prefeitura. Na praça Erasmo Cordeiro foi colocado em exposição um carro destroçado por um acidente para ilustrar a conscientização e as crianças colaram cartazes no carro para as pessoas que transitaram pela praça entendessem porque aquele carro estava exposto.
A secretaria municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, destacou que esse movimento é muito importante e deve ser sempre estimulado. ?As atividades feitas com as crianças contribuem para conscientização das crianças e dos pais, pois quando a criança aprende cobra atitudes responsáveis dos pais?, afirmou Terezinha.
O prefeito Wagner Martins, não pode participar da passeata por compromissos em Curitiba, mas felicitou todos que se mobilizaram para contribuir com o Movimento Maio Amarelo. ?Parabenizo nossos professores e funcionários da educação municipal e demais secretarias que se empenharam em desenvolver projetos criativos para promover de forma efetiva a educação do trânsito?, ressaltou Wagner.
O coordenador Regional da Rede Estadual de Ações Educativas de Trânsito no Norte Pioneiro, Igor Henrique Alves Pereira Vilela, falou sobre a iniciativa do Maio Amarelo, que busca trabalhar a educação no trânsito para mudar a atual realidade de acidentes de trânsito. ?Esse ano foi lançado o tema #MinhaEscolhaFazADiferença para conscientizar da necessidade de tratar os acidentes de trânsito como uma epidemia e mobilizar cada cidadão a repensar o seu próprio comportamento para preservar a sua própria vida e a dos demais cidadãos?, explicou Vilela durante a palestra para os motoristas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.