Catadores de material reciclado melhoram condições de trabalho

A associação dos catadores de material reciclados de Ribeirão do Pinhal (Reciclapin) se prepara para uma nova etapa. Nessa semana iniciaram as atividades em um barracão específico para o trabalho da reciclagem, onde vão poder organizar os materiais para conseguir um preço melhor.

A associação conta com 18 membros que antes do barracão precisavam levar o material coletado para casa, o que causa muitos transtornos para as pessoas que trabalham com reciclagem. ?A gente anda a cidade toda, mais ou menos 8 quilometros por dia, encontramos todo tipo de coisas e ainda temos o problema de quando chove, molha tudo e pode trazer a dengue. Mas tenho orgulho do meu trabalho de catador de reciclagem e esperança de que a associação esta abrindo uma nova porta que vai ser muito bom para mim e minha família e dos associados para trabalharmos com melhores condições e chance ganhar bem mais?, afirma Paulo R. Santos Junior

Segundo a presidente da Reciclapin, Sueli Aparecida Bonifácio de Almeida, agora com o barracão para trabalhar a associação pode contar com a coleta dos materiais feita com o caminhão, conseguido por meio de um convênio com o Governo Estadual no Programa Reciclo Paraná, que antes não era possível utilizar porque não teriam onde guardar os materiais recolhidos.

O prefeito Wagner Martins considera que o trabalho da associação será muito importante para as ações ambientais e para melhorar o trabalho dos catadores de material reciclado. "Agora a associação esta dando mais um passo para melhorar as condições de trabalho. Eles conseguiram alugar um barracão provisório e vamos ajudar com o caminhão, o motorista e os coletores. Em breve devem chegar os demais equipamentos para oferecer ainda melhores condições para os recicladores trabalharem de forma mais ágil e segura, proporcionando aumento na renda. Também temos o projeto para em breve construir um barracão específico para essa atividade", frisa o prefeito.

18/06/2020

Última modificação em 18/06/2020 00:00:00