Adolescentes participam de evento do Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher cerca de 300 adolescentes das Escolas Estaduais de Ribeirão do Pinhal, com idade entre 13 e 17 anos, participaram nesta segunda-feira (09) de uma palestra sobre os desafios na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

Essa ação faz parte de uma iniciativa da Prefeitura Municipal para criação de políticas públicas para as mulheres com apoio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Este evento contou também com a parceria da OAB subseção de Santo Antonio da Platina, por meio da Comissão da Mulher Advogada e o objetivo foi esclarecer aos jovens situações críticas e possíveis agressores, como evitar se tornar vulnerável e também como agir.

Segundo o prefeito Wagner Martins (PSD) é importante ressaltar a importância das conquistas femininas e incentivar a educação para mudar pensamentos presos ao passado. "A história nos mostra situações de grande desrespeito a mulher e até hoje existem muitos países que as mulheres não podem nem mesmo estudar. No Brasil alguns passos já foram dados, mas ainda falta bastante para mudar a mentalidade machista, por isso a educação é fundamental para construir um futuro diferente", afirmou Martins.

As psicólogas Mirian Rodrigues Bonomo Montanheiro e Ana Elisa Cardoso Vilas Boas destacaram a importância de entender as emoções e aprender a lidar com os sentimentos. "O que a gente faz mesmo sem querer pode deixar marcas para uma vida toda", ressaltou Mirian.

A diretora do Colégio Estadual Hermínia Lupion, Sueli Aparecida Moçato Catarino, considerou que o conteúdo é muito importante para uma educação preventiva junto com os alunos. "Foi muito interessante para as meninas repensarem com quem se envolvem e para os meninos terem mais respeito pela figura feminina".

Participaram evento alunos do 9º ano e Ensino Médio, da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa e Colégio Estadual Hermínia Lupion. Com uma linguagem dinâmica e atividades com a interação dos jovens a palestra foi muito bem aceita pelos alunos. A aluna do Colégio Hermínia Lupion, Júlia Andrade Melo, 14 anos, participou de uma das atividades e gostou muito da palestra. ?Foi muito legal, informações importantes de um jeito divertido?, afirmou a jovem.

Também prestigiaram o evento o presidente da OAB subseção de Santo Antonio da Platina, Alison Jesus Levatti; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Bruna Lemes Fogaça; membros da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Kellen Cristiane Strambeck e Dra. Mariana Bukalowski Barbosa Alves; o secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz; a secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva; a responsável pelo programa Polícia Mirim Fagner Curupaná, soldado Cristiane Lins de Andrade; a coordenadora do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo Vida e Esperança, Mônica Alessandra Henares Rocha; e a Miss Ribeirão do Pinhal 2018, Josilene Braz da Silva.

__________

(10/03/2020)