Fiscalização fecha bares por descumprirem medidas prevenção ao Coronavírus

A equipe de Fiscalização do Covid-19 de Ribeirão do Pinhal, com o apoio da Polícia Militar (PM), lacrou cerca de dez bares em diferentes pontos da cidade por descumprimento das medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19, previstas no Decreto n º 111/2020. A medida foi realizada na segunda-feira (03) conforme recomendação do Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus (Covid-19) e tem duração de 15 dias.

Segundo a enfermeira e fiscal da vigilância sanitária, Deiziane Rodrigues Escaraber, todos os comerciantes têm sido orientados constantemente sobre as medidas de prevenção, mas alguns estabelecimentos insistem em descumprir as determinações. "Desde que foi autorizada a retomada das atividades dos comércios não essenciais nossa equipe está orientando os comerciantes sobre as medidas de prevenção. A maioria está cumprindo as determinações, mas alguns ignoram as recomendações do uso de máscaras e de evitar aglomeração de pessoas e conter o contágio do coronavírus, por isso, com base em deliberação do Comitê ficou decidido de intensificar ainda mais a fiscalização e tomar medidas mais duras em relação aos infratores"

A secretária de saúde, Vanderlene Silveira de Rezende, explica que o objetivo não é de prejudicar ou perseguir ninguém. "Não queremos de maneira nenhuma prejudicar os comerciantes, a equipe fez as orientações e tentou ao máximo não chegar a essas medidas extremas, mas como os casos estão aumentando consideravelmente é preciso ser mais rígido, para proteger nossa população desse vírus".

A vigilância sanitária alerta que continua sendo obrigatório o uso de máscaras, determinada pela Lei Estadual 20.189/2020, além das demais medidas de prevenção como lavagem das mãos ou uso de álcool gel, evitar espaços com aglomeração de pessoas, mesmo em vias públicas e evitar sair de casa sem necessidade. A fiscalização continuará intensificada para combater o aumento do número de casos.

Quem tiver informações sobre o funcionamento irregular de bares ou outros estabelecimentos pode ligar para a Polícia Militar por meio do 190 ou mesmo para o 181, ou Disque-Denúncia (43) 99867-9280.

(04/08/2020)

Última modificação em 05/08/2020 00:00:00