- FÁBIO AGUIAR -

Fábio Silva Santos mais conhecido como Fábio Aguiar, nascido em 27 de outubro de 1972, em Ribeirão do Pinhal, foi um locutor profissional de rodeios que percorreu o Brasil com a paixão pelos rodeios. Era filho de Cícero Evangelista Santos e Genásia de Fátima Santos, mais conhecidos por Neno e Rosa. Foi casado com a professora Sandra Molina Polycarpo Santos, com quem teve dois filhos, Thaiane Polycarpo dos Santos (in memória) e João Fábio Polycarpo Santos. Antes do casamento teve a filha Mylene Oscarlina Bernardo dos Santos. O locutor faleceu em 24 de dezembro de 2010, aos 38 anos, em um trágico acidente de carro.

Apaixonado pela vida no campo e pelos animais desde criança. Quando jovem começou o cuidado com os animais trabalhando nas fazendas da região. O contato com os rodeios surgiu trabalhando na montagem das arenas da antiga equipe da Tropa Molina e assim foi se interessando por locução e ganhando espaço para narrar.

A carreira de locutor profissional de rodeios começou na década de 1990 e tinha como inspiração Zé do Prato, importante locutor brasileiro que criou o famoso jargão "segura peão". A ideia de adotar o nome artístico de Fábio Aguiar surgiu quando começou a narrar rodeios profissionalmente e para homenagear a cantora Nalva Aguiar, da qual ele era muito fã.

Participou com as Companhias de Rodeio Molina e Chico da Princesa de praticamente todos os rodeios da cidade natal e também da região e conquistou uma carreira muito respeitada. A festa mais famosa que ele narrou foi a Expoingá, em Maringá-PR. Durante sua vida sempre fez o possível para que as festas de rodeio se realizassem em Ribeirão do Pinhal.

Também prestigiou várias vezes um dos eventos mais famosos do Brasil, que é o Rodeio de Barretos, levando o nome de Ribeirão do Pinhal também para conhecimento desse evento.

Aguiar fundou a banda Fivela de Ouro, que começou tocando em barzinhos de Ribeirão do Pinhal, em 1999. Fábio considerava os membros da banda como da família.

Cada um é único em sua essência e Fábio Aguiar com o microfone na mão, a voz potente e sua alegria marcou para sempre as festas de rodeio de nosso povo Ribeiro-Pinhalense e jamais será esquecido.

*******

Dados da Biografia coletados com a família

Fotos: acervo família e internet

Última modificação em 20/11/2020 00:00:00