- EUCLIDES HONÓRIO PEREIRA -

Euclides Honório Pereira filho de Benedito Honório Pereira, que foi um dos pioneiros de nosso município, e de Maria Alice de Jesus, nasceu em 14 de agosto de 1940, na cidade de Ribeirão do Pinhal, onde viveu toda a vida e tornou-se uma pessoa muito conhecida e participativa especialmente em eventos esportivos. No linguajar popular ficou conhecido como "Cridio Honório". Foi casado com Maria de Lourdes Freitas Pereira, dessa união nasceram 6 filhos: Ronaldo José Pereira, Joice Inês Pereira, Claudia Cristine Pereira, Eliane de Fátima Pereira, Juliane de Freitas Pereira e Fernanda de Freitas Pereira.

Apaixonado por esportes participou de atividades relacionadas com corridas, campeonatos de futebol, ciclismo, etc. Sua participação mais efetiva foi no futebol de campo onde exerceu as funções de massagista e de preparador físico das equipes pioneiras do Clube Atlético Pinhalense (CAP) e teve também sua participação no Associação dos Veteranos de Ribeirão do Pinhal (AVERP), fazendo do Estádio Alves de Almeida um local de muitas realizações esportivas, de lazer e de saúde, já que com o passar do tempo auxiliava e orientava pessoas que frequentavam para realizar suas caminhadas.

Católico praticante, foi Ministro da Eucaristia, durante cinco anos no Santuário do Divino Espírito Santo.

Na vida profissional foi servidor público, trabalhando durante 12 anos na extinta Coletoria do Estado ou Agência de Rendas.

O Estádio Alves de Almeida, onde muitos anos utilizou para fazer caminhadas com a esposa, foi um dos últimos lugares que conseguiu frequentar com independência para atividades físicas quando foi acometido pelo avanço do mal de Alzheimer.

Euclides faleceu em casa, aos 78 anos, em 28 de março de 2019, por complicações do Alzheimer. Contudo, deixou a semente da importância do esporte e da atividade física, que tanto amou durante a vida.

Dados da Biografia coletados com a família

Fotos: acervo família

Última modificação em 20/11/2020 00:00:00