- TARQUÍNIO ALCÂNTARA -

O mineiro Tarquínio Alcântara, filho de Benedito Alcântara Pereira e Maria Alcântara Lopes, nasceu em 18 de abril de 1923, em Brasópolis, MG. Pouco antes de completar 20 anos, em janeiro de 1943, veio de Santo Antonio da Platina para a Vila do Laranjinha (que mais tarde se tornaria o município de Ribeirão do Pinhal) para gerenciar a antiga Casa Quadros, localizada na Praça da Assembleia, esquina da Rua Paraná, com Rua Ceará, atual Praça Erasmo Cordeiro com Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, 839.

Em 17 de fevereiro de 1944 casou-se com a jovem platinense Cecília Aureliano, mas no período que antecedeu o enlace, o jovem Tarquínio percorria todos os fins de semana o trecho entre Ribeirão Pinhal a Santo Antonio da Platina, a cavalo (5 horas de viagem). Para completar a família vieram os dois filhos, Ciro Tadeu, nascido em 1944 e Dione Maria, em 1946.

Tarquínio consegue dar um grande passo profissional adquirindo a Casa Quadros, em julho de 1949, que passou a se chamar Casa Alcântara e a tornou uma referência em Ribeirão do Pinhal no comércio de tecidos, aviamentos, cereais, secos e molhados, e ferragens durante várias décadas.

Atuou na política de Ribeirão do Pinhal como vereador na gestão de 1951 a 1955, do prefeito Erasmo Cordeiro. Oportunidade em que muito contribuiu na transformação do município em Comarca, no ano de 1954. Como 1º secretário da Câmara de Vereadores, elaborou o primeiro Regimento Interno do Legislativo Municipal.

No fim do ano de 1955 iniciou a construção do prédio em alvenaria da Casa Alcântara e do Ibiá Hotel. A obra da Casa Alcântara terminou em 1957 quando iniciou as atividades. O hotel foi concluído no ano seguinte, e chegou a ser um dos melhores da região, na época.

Tarquínio também teve papel importante na área esportiva. Em 1953 foi dirigente e técnico do Clube Atlético Pinhalense (CAP), ano que o time foi campeão da região Norte, no torneio do Centenário do Estado do Paraná, o mais importante título conquistado pelo futebol Ribeiro-Pinhalense. E em 09 de junho de 1964 foi árbitro da partida de futebol entre CAP e Engenharia industrial da Universidade Mackenzie, em comemoração dos 10 anos da Comarca.

Depois de concluir o curso comercial noturno, em 1967, no Colégio Comercial Estadual de Ribeirão do Pinhal. Prestou vestibular e entrou para a 1ª turma da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, em Jacarezinho. E aos 49 anos de idade se tornou bacharel, foi aprovado no exame da OAB, porém não chegou a exercer a profissão.

Em 1995, após 46 anos, decidiu encerrar as atividades da Casa Alcântara. Iniciando uma reforma no prédio em 2001 para modernizar as instalações do hotel, obedecendo os padrões de higiene e segurança, sendo reinaugurado, em agosto de 2002, com o novo nome de Hotel Alfa.

No ano de 2006 recebeu da Câmara Municipal de Ribeirão do Pinhal um Título de Cidadão Honorário, em homenagem a contribuição que fez ao município.

Em mais de 50 anos como empresário do comércio formou gerações que hoje despontam como empresários, bancários, profissionais liberais, etc.

Tarquínio acreditou em Ribeirão do Pinhal, formando seus filhos, graduando-se a si próprio. Um empreendedor que investiu no município e contribuiu nas áreas da política, esportes, religiosa, cultural e social (com o Clube de Serviço Lions Club).

Sempre atuando de forma positiva para o sucesso dos eventos em que tomara parte e para o desenvolvimento do município.

Fez sua história em Ribeirão do Pinhal, deixando um legado de Fidelidade, Lealdade e Espírito Público.

Última modificação em 20/11/2020 00:00:00