- DR. CELSO GAUDÊNCIO AUERSVALD -

Celso Gaudêncio Auersvald, conhecido na região como Dr. Celso, contribuiu muito com o Distrito da Triolândia, fazendo a localidade crescer e se desenvolver.

Filho dos produtores rurais, Augusto Auersvald e Izolina Gaudêncio Auersvald, nasceu na cidade de Curitibanos, Santa Catarina, em 29 de maio de 1933. Viveu com os seus pais, na zona rural e em 1954 e ingressou na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, capital do nosso Estado. Foi graduado Engenheiro Agrônomo em 1958.

Casou-se com Tecla da Costa Auersvald e vieram residir em Jundiaí do Sul, onde tiveram quatro filhos (Edilson, Laise, Gilson e Gilmar). Onde deu início à sua vida profissional, administrando propriedades rurais da família.

Começou suas atividades no Bairro Triolândia, no município de Ribeirão do Pinhal, no ano de 1961, na Fazenda Bom Retiro e, na sequência, anos mais tarde, na Fazenda Padroeira, onde neste tempo teve muito convívio com o povo sempre amigo e caloroso da Triolândia.

Nessa época ajudou muito a localidade fornecendo matéria-prima para as olarias do distrito, que contribuiu para crescimento da atividade da produção de tijolos. Dr. Celso também foi um católico muito religioso e sempre contribuía com as festas religiosas, doando uma novilha para festa de São Jorge da localidade e todo final de ano oferecia gratuitamente um grande churrasco para todos os moradores do Distrito e distribuía prêmios para fazer sorteio aos moradores.

Segundo moradores locais da época Dr. Celso também foi quem doou vários espaços para ajudar a comunidade como o terreno para o primeiro conjunto habitacional e terreno da Vila Rual construídos na Triolândia. Doou também os terrenos onde foram construídos a creche e o posto de saúde. Por quinze anos forneceu o leite consumido na creche local e também há relatos que a captação de água para o Distrito na época foi fornecida da propriedade da família.

Dr. Celso que não nasceu em Ribeirão do Pinhal mas adotou nosso município , em particular o Distrito da Triolândia, para qual se dedicou de coração e sempre será lembrado com carinho pelos moradores do distrito.

Dados da Biografia coletados com a família

Fotos: acervo da família

Última modificação em 20/11/2020 00:00:00