- EVA MARIA ESTEVES - PROFESSORA NOCA -

A professora Eva Maria Esteves, que ficou conhecida como professora Noca, nasceu em Jundiaí do Sul-Paraná, em 17 de setembro de 1950, prestou por mais de 30 anos, relevantes serviços às instituições de ensino Municipais e Estaduais, dedicando-se à formação de crianças, jovens e adultos através do esporte, na cidade de Ribeirão do Pinhal e região, desenvolvendo atividades que promovessem a saúde, a amizade e o respeito, deixando assim um grande legado como profissional da EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTES.

Filha de Ourides Esteves e de Guilhermina Salvador Esteves, teve três irmãos: Reynaldo Esteves, Gisele Aparecida Esteves Anker e Luciana de Cássia Esteves; teve ainda uma filha, Janaínna de Cássia Esteves e uma neta Giovanna Esteves de Freitas.

Estudou e cresceu na cidade de Ribeirão do Pinhal, onde concluiu o ensino primário no ano de 1961 no Grupo Escolar Dr. Marcelino Nogueira, cursou o então 1º ciclo do ensino médio (ginásio) no Ginásio Estadual de Ribeirão do Pinhal, concluiu os cursos de Técnico Comercial e de Professor do Ensino Primário, no ano de 1971, no Colégio Estadual Hermínia Lupion, quando se habilitou à tão sonhada carreira do Magistério.

Iniciou sua carreira na docência em 20 de agosto de 1970, na Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal, após aprovação em concurso público. Afeita aos esportes, sempre dedicada e em prol do desenvolvimento de seus alunos, seguiu seus estudos e graduou-se em Educação Física pela FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JACAREZINHO no ano de 1977.

Em 1980, através de aprovação em concurso público iniciou suas atividades também no âmbito do ensino estadual, dedicando-se à docência em inúmeras cidades do Norte Pioneiro do Paraná, tais como Ibaiti, Jundiaí do Sul, Abatiá, além do Município de Ribeirão do Pinhal, exercendo suas atividades em inúmeras escolas, inclusive na zona rural.

Ao longo de sua carreira, sempre buscando a excelência e preocupada com o bom desenvolvimento do ensino público, seguiu se aperfeiçoando através de inúmeros cursos de especialização e aperfeiçoamento, assumiu novos desafios, atuando além da docência, em cargos administrativos, inclusive na Inspetoria da Educação deste Município, bem ainda, como vice-diretora na Escola Municipal Cônego Wenceslau Wiktor.

Disposta e inovadora, participou como atleta e anos após, também como profissional da Educação Física, de grandes eventos desportivos, tais como Jogos da Juventude do Estado do Paraná, Jogos Abertos, além de outros eventos e festividades em datas comemorativas municipais, abrilhantando com suas apresentações artísticas e de danças aos munícipes Ribeiro-Pinhalenses.

Mesmo aposentada, não foi capaz de desvencilhar-se de sua missão da docência, e assim, novamente foi aprovada em concurso público do Estado do Paraná, seguindo sua carreira até o ano de 2004, quando após grande luta pela vida, nos deixou na data de 20 de fevereiro.

Como cidadã, sempre lutou pela igualdade, justiça e dignidade, acreditando fielmente que cada tem um papel essencial na criação de uma nova sociedade, que deve ser fundamentada no respeito ao próximo, na solidariedade e fraternidade, princípios nos quais embasou sua vida.

Lecionar e estudar eram suas vocações, a assim exerceu o magistério, sempre desenvolvendo atividades que promovessem a saúde, a amizade e o respeito, deixando um grande legado como profissional da Docência e dos Esportes

Saudosa, a professora, acadêmica, filha, irmã, mãe, sogra e avó, deixou a seus pares um grande exemplo de dedicação e empenho, mostrando que devemos nos dedicar aos nossos sonhos e objetivos, com amor, carinho e honra.

Nunca se curvou aos obstáculos da vida e com garra e bravura de um desportista, nos demonstrou que todos os obstáculos podem ser vencidos.

Dados da Biografia coletados com a família

Fotos: acervo família

Última modificação em 25/11/2020 00:00:00