- DR. PERCIVAL PRESTES -

Percival nasceu em Castro, no dia 19 de outubro de 1936, filho de Antonio Prestes Filho e Edelzina Domingues Prestes.

Devido a constantes mudanças de sua família ficou em Castro com sua avó Maria de Jesus, por quem tinha muito carinho, para estudar. Fez o curso primário no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado e o científico no Colégio Diocesano Santa Cruz.

Cursou Odontologia na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o qual concluiu em 1958. Enquanto universitário fez parte da UPE (União Paranaense dos Estudantes) como secretário, pertenceu ao Centro Acadêmico Guido Straube, onde sempre participou de campanhas de ajuda aos necessitados, também fazia parte de uma banda como baterista, tinha um grande gosto pela música.

Começou sua carreira como odontólogo em Quatiguá. Depois veio a residir em Ribeirão do Pinhal, após conhecer o Sr. Pinheiro delegado na época, que elogiou muito a cidade, incentivando a sua mudança para essa nova cidade.

Em 1962 estabeleceu um consultório na rua São Paulo e mais tarde na rua Júlio Farah, aonde permaneceu até se aposentar em 2004. Foi um dos dentistas mais conhecidos de Ribeirão do Pinhal.

Casou-se em 1963 com Maria Aparecida, professora também de Castro com quem viveu com muito amor e companheirismo por 47 anos. Tiveram 4 filhos: Andréa, Paulo Rogério, Júlio César e Valéria Cristina.

Lecionou português no Colégio que hoje tem nome de Hermínia Lupion, por alguns anos. Atendeu nos Sindicato dos trabalhadores rurais de Ribeirão do Pinhal por muitos anos.

Católico sempre com muita fé, participava dos momentos religiosos, tinha um carinho especial pelo conêgo Wenceslau seu amigo.

Foi sócio Benemérito da Casa de Misericórdia Santa Luzia, onde foi o primeiro hospital da cidade.

Começou na política em 1980, fazendo parte do PDS (Partido Democrático Social) sendo seu presidente até 1983. Em 1982 foi eleito vereador, cargo que exerceu até 1988.Lembrava com orgulho da construção do Ginásio de Esportes "Tigrão", pois pertencia a comissão de esportes da cidade.

Foi grande entusiasta do movimento Escoteiro, o qual ajudou a criar em nossa comunidade, junto com outros pinhalenses: Synésio Borges, Ademir Oliveira, Ayres Galina, Anísio Rosa. Chegou a presidir o grupo de escoteiros.

Percival era torcedor fervoroso do Santos e adorava assistir os jogos em Ribeirão do Pinhal e em Santo Antonio da Platina.

Em 1991 foi convidado a pertencer à Loja Maçônica Grande Oriente do Paraná ?AMOR E SACRÍFIO?. Alcançou alguns graus como maçom. E nas festas da família nunca esquecia de dizer que "DEUS É O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO".

Era uma pessoa alegre, humilde e muito feliz. Amava a cidade que morava e chegava a dizer que Ribeirão do Pinhal era "um grande paraíso". Tinha também apreço pelas pessoas menos favorecidas, sempre lhe dedicando uma atenção especial, uma palavra amiga, uma ajuda.

Faleceu no dia 08 de abril de 2010, deixando um legado de bons exemplos.

Dados da Biografia coletados com a família

Fotos: acervo família

Última modificação em 26/11/2020 00:00:00