- VALDEVINO FRANÇA - O SABARÁ -

Nascido na zona rural de Jundiaí do Sul em 06 de março de 1937, Valdevino França era filho de Oscar França e Durvalina Francisca. Se mudou com a família para Ribeirão do Pinhal no ano de 1951 e ainda pequeno trabalhava com o pai como lavrador nas fazendas de Café de nosso município. Já adolescente trabalhou como Poceiro, ofício árduo que precisava de muita dedicação tanto na abertura do poço quando em seu acabamento, feito com tijolos e cimento e era prática normal naquela época já que não existia água encanada. Logo comprou uma carroça que utilizava para realizar pequenos fretes e comercializar lenha.

Em 1940 casou se com Geralda Valim e em 10 de agosto de 1963, comprou seu primeiro caminhão, continuando suas atividades, até adquirir uma olaria no Bairro do Vassoural, município de Ibaiti. Suas atividades profissionais sempre estiveram ligadas ao transporte e a produção de tijolos, já que sempre foi proprietário de caminhões e olarias, até mesmo em outros locais.

Pessoa comunicativa e bastante querida pelos amigos da época, recebeu o apelido de "Sabará", já que era esportista e no Vasco da Gama tinha um jogador com esse apelido que apresentava as mesmas características físicas (Onofre Anacleto de Souza, mais conhecido por Sabará, que esteve em atividade entre 1950 e 1965). Com esse apelido Valdevino se tornou muito popular em toda cidade, e se orgulhava de ter feito diversos amigos, pessoas consideradas influentes que faziam questão de comentar sobre o amigo, pessoa bastante folclórica e divertida.

Além de ser jogador de futebol, Valdevino foi diretor do time que era identificado pelo seu apelido, de Sabará. Uma antiga propriedade da família onde reunia muitos jovens da época para realização de torneios que ficaram conhecidos na região.

Valdevino faleceu em 21 de maio de 2016, deixando como filhos Jeferson França, Iris de França Veiga, Ione de França Camargo, Figueroa de França e Cristina França.

Cidadão de Ribeirão do Pinhal que viveu despretensiosamente dedicado a família e aos amigos, mas que também acreditava no esporte como uma maneira de melhorar o mundo.

*******

Dados da Biografia coletados com a família

Última modificação em 26/11/2020 00:00:00