- CAIPIRA BARNABÉ -

Barnabé, nome artístico de João Ferreira de Melo, nasceu em Botelhos - MG, em 08 de dezembro de 1932, o segundo de nove filhos, de Pedro Ferreira de Melo e Maria Rosa do Prado. Em 1942 a família se muda para Ribeirão do Pinhal - PR (na época ainda identificada como Vila do Laranjinha), onde João e os irmãos foram criados. Na cidade trabalhou na lavoura e como operário na construção de estradas, ajudando a desbravar o novo município que se formava. Contudo, foi como humorista, cantor e compositor de estilo caipira que se tornou conhecido em todo país.

O talento artístico herdou do pai, que era conhecido artisticamente como Bernardo e já animava festas contando piadas e modas. Em 1950, João inicia apresentações de circos em Ribeirão do Pinhal, tocando violão, catando e contando piadas.

Um dia ele criou um personagem chamado Nhô Fugêncio e saiu de Ribeirão do Pinhal, onde morava, pra viajar com um parque de diversões. Nessas andanças, ele conheceu a dupla Tonico e Tinoco que o levou pra São Paulo. Foi lá que surgiu o nome Barnabé. Passou a participar dos programas de rádio "Na Beira da Tuia" e "Peru Que Fala". Participou do filme "Chofer de Praça", dirigido por Milton Amaral, no qual aparece tocando violão junto a Mazzaropi, Robertinho do Acordeon e Cidoca, durante a música "Não Chores".

Gravou seu primeiro disco em 1965, pela Continental, posteriormente gravando mais três discos, sempre misturando piadas com modas de viola, ao estilo caipira.

Faleceu em São Paulo, em 13 de setembro de 1968, aos 35 anos, vítima da doença de Chagas.

Após o falecimento de João, seu irmão caçula, José Ferreira de Melo, nascido em Ribeirão do Pinhal em 09 de dezembro de 1949, adotou o nome artístico do irmão, se tornando o Barnabé II, e segue com a carreira até os dias atuais.

Dados da Biografia coletados da internet com o irmão

Fotos: acervo da internet

Última modificação em 02/12/2020 00:00:00