Prefeito e Presidente da Câmara prestigiam Festa de Reis

Como já é tradição a comunidade do bairro Jacutinga de Ribeirão do Pinhal recebeu, nesta sexta-feira (6), os cerca de 2 mil visitantes para Festa de Santos Reis.

O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Wagner Martins, e o presidente da Câmara, William Antonio Paiva, prestigiaram a festa. A celebração organizada há 78 anos por membros e amigos da família Dutra traz de volta as origens pessoas da região, de outras cidades do Paraná e também de diferentes estados do país.

Como parte da família Dutra Wagner tem orgulho de ter participado da festa diversas vezes como um dos voluntários e parabenizou a todos que realizam o evento. "Esta tradição da nossa família já faz parte da cultura do município e fiz questão de estar presente para prestigiar mais uma vez a esse evento que traz tantas pessoas para Ribeirão do Pinhal".

O presidente da Câmara afirmou que não conhecia muito da tradição, mas que ficou impressionado. "Vim poucas vezes, mas agora conhecendo mais sobre como é a Folia de Reis e todo trabalho para que a festa aconteça posso dizer que a festa é muito linda e bem organizada. É muito importante ver uma família unida por uma tradição que passa de geração em geração", destacou Paiva.

Esta celebração popular em homenagem aos três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, que viajaram pelo oriente seguindo uma estrela para adorar o filho de Deus, chegou a Ribeirão do Pinhal pelas mãos de Ambrósio Dutra da Silva e da esposa Maria da Conceição Dutra, que vieram de Minas Gerais na década de 1930. O patriarca fundou a companhia de Reis por considerar ter sido abençoado na nova vida no Paraná. Tradição que se mantém viva a seis gerações.

A comerciante Cacilda Francisca Dutra já é voluntária há 45 anos e foi festeira três vezes. Como uma das coordenadoras do trabalho na cozinha, se prepara durante todo ano para ter disposição de fazer esse trabalho que ama. "Sou movida pela fé e também pela satisfação de ver tantas pessoas comendo com alegria", enfatizou.

As quantidades de alimentos servidos são mesmo para alimentar uma multidão. Cacilda informou que foram preparados 60 arrobas de carne bovina, 200 kg de carne de porco, 250kg de frango, 70kg de arroz, 40 kg de feijão, 80kg de macarrão, 50 kg de tomate, 180 kg de batata, 5mil pães, 3mil sorvetes, 100 fardos de refrigerante.

Os festeiros desse ano, o motorista Leonelson Antonio de Camargo e a esposa Beatriz Fátima Camargo disseram estar muito gratos com apoio de todos que tornaram essa festa de 2017 possível.  "Tive uns problemas para acompanhar toda a festa, mas contamos com a ajuda de todos e hoje estou muito feliz em receber os amigos, familiares e ver a satisfação de todo povo porque deu tudo certo", emocionou-se Leonelson.

Priscila Dutra - Assessora de Comunicação

(07/01/2017)